O que é?
Ao contrário do que se diz por aí, a anemia não é uma doença, mas sim o sial de uma doença ou, no mínimo, de algo que não vai bem. A anemia também é definida com uma diminuição na quantidade de glóbulos vermelhos.
Anemia Falciforme e Hemossiderose
A anemia falciforme é uma doença genética de origem africana, com alta incidência n Brasil. Sua alteração principal é no glóbulo vermelho, que fica em forma de foice empilhada na pequena circulação causando dores nas juntas, destruição do baço, AVC e muitas outras complicações.
A hemossiderose é caracterizada pelo acúmulo de ferro pelo corpo, pendo ser de origem genética ou secundária a outras enfermidades como a talassemia. Pessoas que tem anemia e precisam de muito sangue, também podem desencadear essa doença. Uma das causas de acúmulo de ferro no corpo é a má alimentação, sobrecarregando o coração e o fígado que sem sintomas vão enferrujando com o tempo.
Onde encontrar ferro em uma alimentação vegetariana
SOJA: é a leguminosa mais rica em ferro. Seus derivados também são boas fontes desse mineral.
PROTO DE ALFAFA: Contém cerca de 1 mg /100 g de ferro, sendo aproximadamente a mesma quantia de carne bovina. O broto de alfafa contém também vitamina C, que favorece a absorção do ferro.
LENTILHA: Muito rica em ferro e fibra a lentilha e um alimento concentrado. Com apenas 100 gramas dela é possível satisfazer boa parte das necessidade de uma pessoa adulta.
MARACUJÁ: O maracujá-amarelo, além de muitos saboroso, é possivelmente a fruta mais rica em ferro, com 1,6 mg/100 g. Além disso, apresenta de vitamina C nessa fruta potencializada a própria absorção de ferro.
PISTACHE: O pistache é o fruto seco mais rico em ferro. Ele ainda contêm potássio, magnésio, fósforo, cálcio e cobre. A combinação de cobre e ferro produz efeito antianêmico muito superior ao de muitos medicamentos
FAVA: A fava é nutritiva e rica em ferro, com quantidade de 1,9 mg/100 g, quase a mesa da carne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário