Família Animal

Família Animal
Paz e Harmonia: eis a verdadeira riqueza de um família

Bem Vindos Amigos!!!!

Olá.... Neste blog vou mostrar um pouco das coisas de que gosto, espero que gostem também!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quebra-pedra

Facilita a eliminação de cálculos renais pequenos e combate o vírus da hepatite B

     Pequena erva erecta, anual, de folhas miúdas, muito comuns nos países de clima tropical, a erva-pombinha ou quebra-pedra, cresce espontaneamente, após o período das chuvas nos campos e terrenos desocupados em quase todo o mundo tropical. No Brasil, as espécies mais conhecidas são a P. amarus,, comum no Nordeste, a P. urinaria, conhecida na região Norte e a P. niruri , no Sul.
     Embora muitos de seus componentes químicos sejam conhecidos, seu princípio ativo ainda não foi determinado. Tem ação antiespasmódica e relaxante muscular, que parece ser específica para os ureteres. É levemente diurética e aumenta a eliminação de ácido úrico pela urina. Tem comprovada atividade contra o vírus da hepatite B.
     É também útil no tratamento da litíase renal (pedra no rim), por facilitar a eliminação dos cálculos renais pequenos que são expelidos sem dor, por causa de provável relaxamento dos ureteres.

Modo de usar

     Usa-se a planta toda, triturada, na forma de cozimento preparado com 30 g a 40 g da planta fresca, ou 10 g a 20 g da planta seca em um litro de água, fervendo-se durante dez minutos. A planta seca, triturada e peneirada pode ser guardada em frascos bem fechados por um período de até três meses, para preparação diária do cozimento na proporção de uma colher (sopa) em 200 ml de água, para se tomado de duas vezes no mesmo dia.
     Exceto no tratamento da hepatite, o cozimento é tomado em todos os casos, na dose de suas a três xícaras ao dia, intercalando-se uma semana de repouso após cada três semanas de tratamento.
     Paro o tratamento da hepatite B, o pó ou o extrato da planta devem ser usados dentro de cápsulas especialmente preparadas para absorção entérica, pois seus princípios antivirais perdem o efeito no estômago.

     O tratamento da hepatite B com quebra-pedra só pode ser feito pelos serviços governamentais de saúde, gratuitamente, porque esse uso está patenteado por uma empresa norte-americana.

Nome científico: Phyllanthus amarus; Phyllanthus urinaria e Phyllanthus niruri;
Nome popular: Quebra-pedra, erva pombinha;
Partes usadas: Folhas, caule e raízes;
Origem: Países de clima tropical;
Propriedades químicas: Princípio ativo desconhecido;
Propriedades terapêuticas: Ação antiespasmódica, relaxante muscular, levemente diurética. Tem ação comprovada contra o vírus da hepatite B, além de facilitar a eliminação de cálculos renais.

(Texto: Revista Vida e Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário