O chá e compressas feitos com suas flores aliviam cólicas intestinais e flatulência em crianças e adultos
A camomila é uma planta erecta, perene, de origem européia, cultivada em todo o mundo, inclusive na região Centro-Sul do Brasil. Prefere o clima temperado. É plantada anualmente após a coleta das flores e novo preparo da terra. No Ceará, provavelmente, poderia ser cultivada nas serras frescas. Os capítulos florais vulgarmente tidos flores, têm o centro amarelo, rodeado de pétalas (língulas) brancas.
Contém princípios amargos, aromáticos, carminativos e antiespasmódicos. Seu óleo essencial é rico em chamazuleno, que lhe dá a cor azul. Contém ainda bisabolol, um antiinflamatório, e o camoespiroéter, responsável por sua forte ação antiespasmódica.
Modo de usar
O chá é feito com quatro a seis gramas de flores em uma xícara de água fervente. Junta-se açúcar ou adoçante à vontade. Pode ser guardado da geladeira por 24 horas.
Excelente auxiliar da digestão, o chá de camomila é muito útil nos casos de cólicas e flatulência em todas as idades. Compressas feitas com chá morno, aplicadas sobre o ventre, podem ser usadas para aliviar cólicas em crianças de tenra idade. Podem ainda ser aplicadas no rosto, como antiinflamatórios da pele, nos casos de acne e queimaduras do sol.
Toma-se o chá duas vezes ao dia ou mais. As compressas podem ser repetidas a vontade.
Nome científico: Chamomilla recutita L;
Nome popular: Camomila;
Partes Usadas: Flores;
Habitat: Europa;
Propriedades químicas: Chamazuleno, bisabolol e camoespiroéter;
Propriedades terapêuticas: Antiinflamatória, antiespasmódica, auxiliar da digestão.
(Texto: Revista Vida e Saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário