A hortaliça que provoca lágrimas é um alimento funcional de primeira
A cebola é um bulbo da espécie Allium cepa, constituído por folhas em camadas. Não deve ser confundida com as raízes que estão abaixo do bulho. De origem asiática, apresenta sabor forte e ácido, baixo teor proteico e elevada quantidade de água.
Seu cultivo é milenar, a vários povo antigos (caldeus, gregos e romanos) a consumiam em larga escala. No Egito, há documentos que descrevem a importância da cebola como alimento e também ligada a superstições.
Há muito tempo acredita-se que o consumo de cebola auxilia na prevenção de certas doenças, o que a caracteriza como alimento funcional. O consumo dos alimentos denominados funcionais tem papel fundamental na saúde das pessoas. Eles podem ser definidos como alimentos que, consumidos diariamente, fornecem benefícios além de nutrição básica. Alguns dos seus componentes, nutrientes ou não, auxiliam na prevenção e recuperação de doenças.
Um dos principais valores funcionais atribuídos à cebola é o fortalecimento das defesas do organismo contra infecções, devido à ação de sais minerais. Estudos demonstram que a cebola apresenta ação antisséptica, pois ela restringe a ação das bactérias, inclusive as causadoras da cárie e de distúrbios gástricos , além de atuar contra fungos que provocam micoses, ameniza os sintomas da asma e combater inflamações. É indicada para abrir o apetite e combater prisão de ventre, reumatismo e infecções na garganta. O caldo de cebolas fervido e com mel é terapêutico contra resfriados, gripes, tosses, bronquite e asma.
(Texto Revista Vida e Saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário