O chocolate não é nem um pouco recomendável para os animais. Os cães geralmente gostam muito dos doces, mas o chocolate possui substâncias que mesmo sendo consumidas em pequenas quantidades podem ser fatais. A principal delas é a Teobromina, extremamente tóxica, que atua como diurético, estimulante do coração e vasodilatador. Isso estudo age como um veneno nos animais.
A quantidade necessária para uma intoxicação é mínima, apenas 100mg/kg de teobromina no chocolate conseguem causar mal estar, enquanto uma concentração de cerca de 200mg/kg é fatal.
Assim um Pinscher pequeno que pesa somente 2 a 4 quilos teria de comer uma quantidade ínfima de chocolate para evidenciar potenciais sinais de envenenamento. Mesmo um cão com um tamanho de um Labrador poderia morrer se comece 200 gramas de chocolate de culinária.
Os sinais de envenenamento podem chegar a ser imperceptíveis, havendo apenas falha cardíaca. Contudo, é comum observar-se excitação e nervosismo, vômitos, diarreia, sede intensa e espasmos.
Caso seu animal ingira chocolate, leve-o ao veterinário imediatamente, mesmo sem apresentar sintomas visíveis. A Teobromina pode ter ação fatal em aproximadamente 24 horas.
Por: Jornal Vida e Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário