Reino: Animal;
Filo: Chordata;
Classe: Mammalia;
Ordem: Rodentia;
Família: Sciuridae;
Nome Popular: Esquilo, Rato da palmeira;
Nome em Inglês: Squirrel;
Distribuição Geográfica: Em todo o mundo, menos na Austrália.
Características e Hábitos: Constroem ninhos com folhas e galhos, para abrigarem as suas crias da chuva e do vento, em ramos muito altos, em árvores como a cajarana. Quando adulto, as maiores espécies da família chegam a medir de 53 a 73 centímetros de comprimento (com a cauda). Trata-se de um animal diurno que se desloca com incrível agilidade pelas copas das árvores. Este animal pode ser encontrado no mundo todo, menos na Austrália. Normalmente vivem em bosques de coníferas e caducifólias (plantas que em determinada época do ano perdem suas folhas). Embora existam espécies que podem ser encontradas no deserto ou na taiga. Para viver nestes lugares, os esquilos passaram por adaptações e desenvolveram estratégias que lhes permitem suportar as temperaturas extremas que caracterizam estas regiões.
Alimentação: A sementes são as principais fontes de alimentação, mas também comem insetos e frutas. Quando coletam alimento, enterram algumas sementes que encontram, sendo que algumas chegam a germinar, como pinhões e coquinhos, acabando por plantar árvores como araucária e jerivá
Reprodução: Durante a gestação ( De 30 a 32 dias), os pais preparam o ninho para receber seus filhotes. O esquilo desenvolve sua máxima atividade na época da reprodução, quando faz verdadeira caçada às fêmeas no topo das árvores. Os principais períodos de reprodução ocorrem durante a primavera e no início do verão. Depois de 28 dias de gestação, nascem 4 ou 5 filhotes (no máximo 7) duas vezes por ano. Os filhotes nascem cegos e sem pêlos. As fêmeas constroem mais de um ninho, assim, se forem incomodadas, podem levar suas crias para outro lugar.
Período de Vida: De 10 a 14 anos.
Curiosidades: - Os esquilos usam a cauda para amortecer impactos. Podem saltar de uma altura equivalente a um edifício de 50 andares sem se machucar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário