Reino: Animal;
Filo: Chordata;
Classe: Mammalia;
Ordem: Perissodactyla;
Família: Equidae;
Gênero: Equus;
Nome Popular: Zebra
Nome em Inglês: Zebra;
Distribuição Geográfica: Nativos da África central e do Sul, encontram-se nas savanas africanas.
Características e Hábitos: As zebras são mamíferos, membros da mesma família dos cavalos, os equídeos que possuem pelagem consistente em um conjunto de listras contrastantes de cor, alternadamente, pretas e branca, dispostas na vertical e na horizontal. Habitam as savanas africanas, distribuídas em machos, fêmeas e filhotes. Por serem atacados habitualmente por leões, podem se tornar animais extremamente velozes, pois para fugirem dos predadores, utilizam a fuga e seus fortes coices, podendo quebrar até a mandíbula de um felino. As listras das zebras vão escurecendo com a idade, e estes animais, embora se pareçam, não são todos iguais.
Reprodução: Sexuada. Cada gestação dura em média um ano, dando origem a uma única cria, na maioria das vezes. As listras vão escurecendo até que atinjam a idade adulta e no decorrer dos anos começam a clarear.
Alimentação: As zebras são animais herbívoros, e se alimentas preferencialmente em pastagens da savana africana.
Período de Vida: Aproximadamente 30 anos.
Curiosidades: -Não se encontram à beira da extinção, embora a zebra-das-montanhas esteja ameaçada;
- As listras da zebra nunca são iguais. Cada zebra tem um desenho que é uma característica genética, determinada antes do nascimento. Elas funcionam como verdadeiras impressões digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário