Família Animal

Família Animal
Paz e Harmonia: eis a verdadeira riqueza de um família

Bem Vindos Amigos!!!!

Olá.... Neste blog vou mostrar um pouco das coisas de que gosto, espero que gostem também!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cuidado Bucal para as Crianças

Saúde Bucal durante a Gravidez
     Durante a gravidez, é importante lembrar que o corpo da mãe é a única fonte de nutrição para o crescimento do feto e que os dentes de leite começam a se formar a partir da 6ª semana após a concepção.
     Alimentos açucarados devem ser evitados porque, por volta do 4º mês de gravidez, começa a desenvolver o paladar do bebê e, se a futura mamãe consumir muito açúcar, o bebê provavelmente irá gostar muito de doces.
     Ao notar que está grávida, a mulher deve informar seu dentista e manter as visitas regulares. Sempre que possível, reduzir o uso do raio-x.

Cuidados com o Bebê
     No primeiro semestre de vida do bebê, o leite é essencial e o melhor leite para ele é o da mãe, que contém tudo o que o bebê precisa nas quantidades e qualidades exatas. Incluindo anticorpos para a defesa do organismo. Quando não for possível amamentá-lo deve-se utilizar a mamadeira sem açúcar com bico anatômico, conforme orientação do cirurgião-dentista ou pediatra. Evite que a criança adormeça mamando no seio ou na mamadeira para diminuir o risco de cárie precoce na infância. Proceda a limpeza da boca do bebê pelo menos uma vez ao dia usando fralda, gaze ou de acordo com a orientação do dentista.

Nascimento dos Dentes
     O nascimento dos dentes pode levar o bebê a rejeitar alimentos, ter um sono inquieto, começar a babar devido ao aumento de salivação e levar constantemente as mãos e objetos à boca.
     A boca se desenvolve de forma diferente em cada criança, mas o primeiro dente de leite geralmente aparece por volta dos 6 meses. Normalmente até os 3 anos todos os vinte dentes de leite já nasceram. Os dentes permanentes começas a aparecer ao redor de 6 anos, quando o 1º molar permanente cresce atrás do último molar infantil.

A 1ª visita ao Dentista
     Deve-se levar uma criança ao dentista antes do nascimento do primeiro dente, para que os pais recebam orientação adequada.

Iniciando a escovação e o uso de fio dental
     Inicie a escovação assim que o dentista recomendar. Use escova infantil pequena que possua cerdas macias. Escove os dentes depois das refeições e antes de dormir. Essa rotina deve levar ao hábito de escovar os dentes, antes mesmo, dos 2 anos.
     O adulto de escovar seus dentes na presença da criança e dar-lhe uma escova infantil de presente, assim ela terá curiosidade em imitá-lo. Motive a criança a escovar os dentes desde cedo e faça deste aprendizado ser fácil e divertido. Tão logo seja estabelecida a rotina da escovação, inicie o uso do fil dntal. Quando a criança tiver habilidade necessária, motive-a a usar sozinha. A boa escovação começa pela escolha de uma escova dental adequada, que atingem confortavelmente os dentes de trás sem machucar a língua e as partes moles da boca.

Alimentação
     Quem se alimenta toda hora não permite que a saliva volte a normalidade, tornando o ambiente bucal ideal para as bactérias na boca produzirem mais ácidos que destroem os dentes. Os lanches que as crianças levam para a escola não devem ser cariogênicos. Devem ser à base de frutas ou legumes como maça, laranja, abacaxi, ao invés de bolos, bolachas e refrigerantes...

A Importância do Uso do Flúor
     A mancha branca, ou cárie inicial pode ser paralisada quando o dentista faz aplicações tópçicas de flúor, quando se escovam os dentes com cremes dentais contendo flúor ou quando se bochecham soluções fluoretadas. Desse modo, consegue-se reparo do esmalte dentário danificado. O uso diário de um antisséptico ajuda a reduzir as cáries em até 50% antes de aparecer a mancha branca.

Perda Acidental do Dente
     é importante passar essas instruções para a criança, pois é possível que um adulto não esteja presente durante um acidente ou lesão na prática de algum esporte que cause a perda de um dente permanente.
      Não deixe o dente solto secar. Lave-o delicadamente sem esfregar (apenas para remover algumas sujeiras), depois coloque-o no leite ou em um pano umedecido com leite ou água. Como alternativa, mantenha o dente na boca seguro pela bochecha. Ligue imediatamente para o seu dentista e marque uma consulta de emergência. Se o dente for recolocado até 30 minutos após a queda, há uma chance de 90% de recuperação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário