Família Animal

Família Animal
Paz e Harmonia: eis a verdadeira riqueza de um família

Bem Vindos Amigos!!!!

Olá.... Neste blog vou mostrar um pouco das coisas de que gosto, espero que gostem também!!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cenoura

Fundamental para quem quer cuidar da visão, a cenoura é ótima fonte de vitamina A

     O que chamamos de cenoura, na verdade é a raiz da planta de cenoura , uma herbácea da família das umbelíferas, que atinge até um metro de altura. Costuma ter cor alaranjada, ainda que se encontrem variedades de cor arroxeada ou amarelada.
     A cenoura é com vantagem (juntamente com as folhas de alfafa) o alimento mais rico em provitamina A, o que a classifica como um autêntico alimento medicinal. Além disso, contêm pequena, mas significativa proporção de proteínas (1,03 %), aproximadamente metade da encontrada na batata. As gorduras estão praticamente ausentes (0,19 %), e acredita-se que os carboidratos componham em torno de 7,14 % de seu peso. É ótima fonte de vitaminas do grupo B, bem como vitaminas C e E. Os minerais e os oligoelementos estão todos presentes, entre eles o ferro 90,5 mg/100g).
     Três substâncias se destacam na composição da cenoura:
-Carotenoides: com destaque para o betacaroneto, que nosso organismo transforma em vitamina A. Os carotenoides são imprescindíveis para o bom funcionamento da retina e, especialmente, para a visão noturna ou com pouca luz. Também favorecem o bom estado da pele e das mucosas.

-Fibra Vegetal: a cenoura contém 3 % da fibra vegetal, a maior parte da qual em forma de pectina. Normaliza o trânsito e suaviza a mucosa intestinal.

-Óleo essencial:é ativo contra os parasitas intestinais. 
     A cenoura é muito útil nas afecções da retina e dos olhos em geral, nos problemas de pele, nas gastrites e excesso de acidez, nas colites e como preventiva do câncer.

Preparo e utilização

1-CRUA: inteira ou ralada em salada, temperada com limão. Fortalece a dentição das crianças
2-COZIDA: a cenoura combina muito bem com batatas e outras hortaliças. Ao submetê-la ao cozimento, adquire um sabor mais adocicado. Sua riqueza em betacaroneto se mantém depois da cocção.
3-SUCO: a cenoura é muito apropriada como refresco saboroso e nutritivo. Combina com sucos de maçã e limão.

Nome científico: Daucus carota L.;
Nome popular: Cenoura;
Origem: Ásia;
Partes usadas: Raízes;
Propriedades químicas: Betacaroneto, óleos essenciais, sais minerais, potássio, cálcio, magnésio e ferro;
Propriedades terapêuticas: Protege a visão e a pele, normaliza o trânsito intestinal e é ativa contra parasitas intestinais.

(Texto: Revista Vida e Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário