Família Animal

Família Animal
Paz e Harmonia: eis a verdadeira riqueza de um família

Bem Vindos Amigos!!!!

Olá.... Neste blog vou mostrar um pouco das coisas de que gosto, espero que gostem também!!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Peixe-boi:história e lenda

Os peixes-bois existem a minhares de anos.
 O nome sirênios tem origem mitológica.
Por causa da cauda e do seu canto(vocalização),
os anitigos navegadores asociavam o animal com as sereias.
Daí, surgiu o nome de sua origem:Sirênia

     É provável que o peixe-boi tenha tido sua origem há mais ou menos 45 minhões de anos. Desde os primeiros contatos com os homens, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadore a temerem o animal. Para os antigos navegadores, a anatomia do peixe-boi, com sua cauda, lembrava a figura mitológica das sereias. Daí a ordem a que ele pertence ser chamada Sirênia e os peixes-bois também serem denominados sirênios.
     O fato de ser dócil e precisar vir à tona para respirar contribui para que os peixes-bois fossem caçados durante séculos. Quado os portuguêses chegaram ao Brasil, logo ficaram interessados na carne, na gordura e no couro desses animais. A captura indiscriminada levou o peixe-boi ao risco de extinção.
     A história está cheia de episódios que relatam as aventuras do homem e seu convívio nada amistoso com o mais dócil e indefeso dos animais.
     Na literatura clássica da Grécia, a obra Odisseia, de Homero, narra as tentações sofridas pelo navegador que lutou bravamente contra a sedução ao canto e beleza das sereias.
     Se na Odisseia as vítimas eram os navegadores, na vida real eles foram vilões. As embarcações, além de poluir o meio ambiente, provocam estragos entre as populações de peixes-bois, que são facilmentes atingidos pelas hélices.

Se você quiser saber mais sobre o peixe-boi, visite o site do Projeto Peixe-Boi( http://www.projetopeixe-boi.com.br/ ), um dos projetos desenvolvidos pelo Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos, uma unidade especializada do Ibama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário