Família Animal

Família Animal
Paz e Harmonia: eis a verdadeira riqueza de um família

Bem Vindos Amigos!!!!

Olá.... Neste blog vou mostrar um pouco das coisas de que gosto, espero que gostem também!!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cálculos Vesicais em Cães

O QUE SÃO CÁLCULOS RENAIS?
     Os cálculos vesicais(também conhecidos como urólitos) são coleções de cristais formados por minerais que se combinam, formando uma pedra dentro da bexiga. De forma menos frequente, os cálculos podem se formar dentro dos rins. O pH urinário de seu cão afeta o desenvolvimento de cristais que podem se tornar cálculos vesicais.
     O tipo mais comum de cristal urinário é a estruvita, e esses cristais tendem a se formar em urina alcalina. Os outros tipos de cristais desenvolve-se em urina de pH mais baixo (ácido).

SERÁ QUE MEU CÃO TEM  CÁLCULOS VESICAIS?
     Caso seu cão tenha cálculos vesicais ele provavelmente sente muito desconforto, então é importante você entrar em contato com seu veterinário o quanto antes.
    
SINTOMAS DE CÁLCULOS VESICAIS:
     Entre os sintomas mais comuns podemos citar:
- Dificuldade para urinar;
- Micção difícil e vagarosa;
- Lambedura dos genitais;
- Dor ao urinar;
- Tentativas frequentes de urinar;
- Incontinência urinária;
- Presença de sangue na urina.

IMPORTANTE: Caso seu cão apresente dificuldades para urinar, entre em contato com seu veterinário imediatamente, pois há boas chances de que isto esteja ocorrendo em função de uma obstrução urinária, o que pode ser letal.

O QUE PODE PROVOCAR O SURGIMENTO DE CÁLCULOS VESICAIS?
     Não existe uma única causa para a formação de cálculos vesicais. Entre os fatores predisponentes que podem aumentar o risco de urolitíase, podemos sitar:
INFECÇÕES: Infecções bacterianas da bexiga (cistite), que tornam a urina alcalina, são a principal causa da formação de cristais de estruvita.
DIETA: Altas concentrações de determinados minerais na dieta podem aumentar as chances de formação de cristais urinários. O magnésio e o fósforo são componentes minerais do tipo mais comum de cristal, a estruvita, portanto é importante evitar a quantidade excessiva desses minerias na alimentação de seu cão.
      O alimento que seu cão consome também influi na acidaz urinária(pH). Isto pode estimular a formação de alguns cálculos, por isso é tão importante oferecer o alimento adequado.
BAIXA INGESTÃO DE ÁGUA: A ingestão insuficiente de água leva à concentração da urina, o que aumenta a chance de formação de urólitos.
RAÇA: Algumas raças, como o schnauzer miniatura, o Dálmata, o Yorkshire Terrier e Bulldogs, são mais propensos a desenvolver determinados tipos de cálculos vesicais.

 Se desconfiar de algo, ligue para o seu veterinário!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário