Família Animal

Família Animal
Paz e Harmonia: eis a verdadeira riqueza de um família

Bem Vindos Amigos!!!!

Olá.... Neste blog vou mostrar um pouco das coisas de que gosto, espero que gostem também!!!

domingo, 19 de junho de 2011

Diabetes Mellitus em Animais

A IMPORTÂNCAIA DA NUTRIÇÃO
     O alimento que seu cão ou gato consome tem um importante papel em sua saúde global e em seu bem-estar. Uma dieta nutritiva e equilibrada é essencial para que seu melhor amigo tenha um estilo de vida ativo e saudável.
     Quando seu animal apresenta diabetes, é ainda mais importante que ele consuma o alimento correto.~

O QUE É DIABETES
     O diabetes mellitus é uma doença metabólica que impede seu animal de utilizar efetivamente o açúcar(glicose) consumido, injterferindo, desta forma, no controle do nível de glicose no sangue. A insulina, que é produzida no pâncreas, é fundamental para regular a utilização e o armazenamento da glicose sanguínea. A produção insuficiente de insulina representa uma potencial ameaça à vida.
     Há dois tipos de diabetes e, embora não haja cura, cães e gatos com qualquer uma das formas da doença podem ser tratados com êxito através da dieta, atividade física e , se necessário, da administração regular de insulina. Com o alimento adequado e as orientações de seu veterinário, seu cão ou gato diabéticos ainda pode gozar de uma vida feliz e ativa.

SERÁ QUE MEU ANIMAL É DIABÉTICO?
     Os sintomas do diabetes são difíceis de reconhecer, pois assemelhan-se aosde outras doenças. Caso você observe a ocorrência de algum dos sintomas a seguir, pode ser que seu animal seje diabético:

SINTOMAS DA DIABETES:
- Sede aumentada;
- Aumento do da frequencia da micção e do volume urinário;
- Perda de peso;
- Alteração do apetite- aumenta, depois diminui;
- Letargia e fraqueza;
- Vômitos-casos graves;
- Catarata(em cães).

*Observada em gatos como a formação de grumos na bandeja sanitária e a necessidade de trocar a areia com mais frequencia
IMPORTANTE= Uma vez instalado o diabetes, é importante que seu animal de extimação seja monitorado em carácter permanente. Seu veterinário fará exames para aferir os níveis de glicose sanguínea e ajustará a medicação para manter seu animal estável.

O QUE PODE PROVOCAR DIABETES?
     A redução na produção de insulina é geranmente causada por lesão pancreática. Contudo, em alguns animais, alterações hormonias ou o uso de determinados medicamentos podem reduzir o efeito da insulina. Entre outros fatores predisponentes do diabetes, podemos citar:

CONDIÇÃO CORPORAL= Cães e gatos com excesso de peso são mais propensos a desenvolver diabetes.
IDADE= Os animias podem apresentar diabetes à qualquer idade, mas a maioria passa a ter a doença em torno dos 8 anos de vida.
RAÇA= Algumas raças caninas, como o Samoyedo, o Schnauzer Miniatura, o Poodle Miniatura e o Bichon Frisé são mais propensas  ao diabetes que outras. Entre os felinos, o Birmanês é mais predisposto que os gatos de outras raças.

ESTABELECENDO UMA ROTINA:
O segredo de manter asaúde de um animal diabético é a adoção de uma rotina de cuidados. Refeições, atividade física e , em caso de necessidade, a administração de medicamentos, devem ser realizados à mesma hora, todos os dias. Isto ajudará a manter a glicemia estável. Seu veterinário lhe dará todas as orientações necessárias.

Em caso de suspeita de diabetes em seu bichinho, consulte um veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário