A escolha pela ração certa
“Oferecer uma dieta de boa qualidade e que promova a saúde do seu gatinho”
Por: Aparecida Mendonça
Apesar de cães e gatos ocuparem uma condição semelhante como animais domésticos, eles pertencem a espécies diferentes com diferentes necessidades nutricionais e energéticas. O gato é um carnívoro estrito. O gato é muito sensível ao odor, sabor e textura, preferem alimentos ricos em gordura e proteína, assim como salgados e levemente ácidos.
Eles necessitam de nutrientes essenciais encontrados somente em fontes de proteína animal. Suas particularidades fisiológicas e metabólicas tornam necessária a incorporação de uma proporção importante de origem animal na ração, não somente pela aparência como também para fornecer nutrientes como vitamina A, taurina, ácido araquidônico, etc., que o gato não é capaz se sintetizar a partir de seus precursores. Além de suas necessidades protéicas serem muito maiores que a dos cães, seu sistema digestivo é muito delicado, necessitando de alimentos de maior digestibilidade.
Oferecer ao seu animal uma nutrição adequada, composta de vitaminas, minerais, proteínas e outros componentes nutricionais encontrados em um alimento de alta qualidade, completos e balanceados, podem c para uma vida longa e saudável e para que isso ocorra, ele deve ingerir produtos adaptados de acordo com a sua idade, condição física e especificidade. Por esse motivo, é tão importante evitar complementar a dieta com outros alimentos que possas afetar seu equilíbrio nutricional e causar diversos problemas de saúde.
Prefira alimentos secos
Ao selecionar um alimento para animais, seja enlatado ou seco, o alimento seco é mais indicado para a alimentação à vontade, pois permanece fresco por mais tempo, já que os gatos geralmente preferem se alimentar de várias refeições pequenas durante todo o dia, conseguindo manter o peso corporal normal, desde que não ultrapasse a quantidade diária recomendada pelo fabricante.
Através de muita pesquisa e tecnologia, a indústria de rações desenvolveu os alimentos superpremium que apresentam alto valor nutricional e focam na qualidade dos ingredientes e desempenho dos animais em seus diversos estágios da vida. Esses alimentos apresentam um custo-benefício melhor, pois proporcionam maior digestibilidade e são mais energéticos com uma quantidade menor de alimento. Ao mesmo tempo, irão diminuir o risco de aparecimento de doenças nutricionais ao longo da vida.
As rações para filhotes precisam ter maior proporção de vitaminas, proteínas e minerais, pois o crescimento é acelerado. O balanceamento entre cálcio e fósforo é outro fator importante, porque tem influência direta na formação dos dentes e do esqueleto, em especial até os dez meses de idade.
Gatos gestantes e em lactação também devem receber uma alimentação especial, um alimento mais energético, sem acidificantes, com todos os nutrientes que seu organismo necessita, por isso precisam ser amamentados com ração para filhotes.
A partir da fase adulta, principalmente nos machos, existe uma predisposição a formação de cristais ou cálculos urinários. Devido a isso, uma boa ração para gatos adultos, além dos nutrientes já mencionados, deve ter controle do Ph urinário, a fim de evitar infecções. Há também em algumas formulações teores de fibras vegetais que possuem por objetivo evitar a formação de bolas de pêlo no intestino.
A partir dos dez anos, o gato já é considerado idoso e, como tal, necessita de cuidados especiais em sua dieta como controle do Ph, níveis reduzidos de fósforo, sódio e proteína, adição de vitaminas C e E, além de ser um alimento altamente energético e digestível.
A ração para gatos castrados previne o risco de obesidade através de formulações especiais com baixos níveis de gordura, altos níveis de proteína de origem animal e também tem controle do Ph urinário, pois a castração modifica o metabolismo e o comportamento dos gatos, tornando-os menos ativos.
Atualmente existem diversas marcas de rações comerciais para gatos, facilitando a tarefa de oferecer uma dieta de boa qualidade. Dessa forma uma conversa com seu veterinário a fim de avaliar o estado corporal do seu gato irá ajudá-lo a escolher a melhor ração para a fase de vida que ele se encontra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário