Reino: Animalia;
Filo: Chordata
Classe: Mammalia;
Ordem: Artiodactyla;
Gênero: Hippopotamus;
Família: Hippopotamidae;
Nome Popular: Hipopótamo;
Nome em Inglês: Hippo;
Distribuição Geográfica: África;
Características e Hábitos: São animais de hábitos anfíbios: durante o dia, permanecem submersos na água e à noite, período em que desempenham a maioria de suas atividades, mantêm-se em terra firme. Entretando, o acasalamento, nascimento e amamentação ocorrem dentro da água. Uma das adaptações a este modo de vida é a presença de membranas interdigitais.
A pele,exceto nos lábios, orelhas e ponta da cauda, não apresentam pelos e secreta uma substância, de cor avermelhada, que protege o animal do sol. Com uma espessa camada de gordura subcutânea, hipopótamus adultos podem pesar até três toneladas, no caso dos machos.
Reprodução: Sexuada, ocorre na água e possui uma gestação de aproximadamente de 227 a 240 dias, e tende a dar origem a um único indivíduo.
Alimentação: Embora a refeição obtida seja abundante, o hipopótamo não se furta a devorar os milhares e canaviais que encontra. Seja como for, ele se alimenta á noite. Pela manhã, empanturrado e sonolento, ele se prepara para digerir 200 ou 300 kg que lhe enche o estômago...
Período de Vida: A expectativa deste animal, na natureza é de aproximadamente 40 anos. Entretanto, por invadir plantações, ter suas presas muito visadas, e pela perda de habitats em decorr~encia da ocupação humana, sua população está em declínio.
Curiosidades: -Territorialistas, os Hipopótamus defendem seu espaço vorazmente. Por esse motivo, a espécie é considerada uma das mais agressivas do reino animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário