Reino: Animala;
Filo: Chordata;
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla;
Família: Giraffidae;
Genêro: Girafa;
Nome Popular: Girafa;
Nome em Inglês: Giraffe;
Distribuição Geográfica: Por toda a África, em Savanas.
Características e Hábitos: Possue como característica mais marcante como seu longo pescoço chegando metros, que lhe permite alimentar-se das folhas mais altas das árvores, especialmente da acácia. também utiliza o pescoço para manter o equilíbrio. Apesar de longo, o pescoço da girafa possui o mesmo número de vértebras que o do camundongo ou o homem. Sua altura média é de 5 metros. É assim tão alta por causa do alongamento de cada um dos ossos do pescoço e das pernas. Essa grande altura permite que ela possa também vigiar com facilidade os arredores, previnindo-se de eventuais agressores. Há porém, algumas desvantagens. Para beber água, a girafa deve abrir bastante as pernas e penosamente abaixar o pescoço de forma que sua boca possa alcançar a água. Essa é uma posição incômoda que deixa a girafa indefesa contra o leão. Para resolver isso a organização do grupo é fundamental: algumas ficam de guarda enquanto outras bebem.
Defesa: Sua altura permite que ela possa vigiar com facilidade os arredores, grande vantagem para prevenir-se contra os perigos;
Péríodo de Vida: Vive em média 25 anos;
Alimentação: Herbívora, alimentasse de folhas, galho,arbustos;
Reprodução: Sexuada. Durante a gestação, as fêmeas têm lugares específicos para parir dentro de seu território. Escolhem um determinado lugar para trazer ao mundo sua primeira cria e sempre voltarão a esse local para os partos seguintes, mesmo no caso de seu território ter sido fragmentado. Ao nascer, as crias são fortes e bem desenvolvidas, costumam ser vítimas dos predadores durante o primeiro ano de vida. Após o desmame, as fêmeas permanecem dentro do território materno, enquanto os machos o abandonam, formando grupos separados. Organizados em uma hierarquia clara de dominância, esses grupos formados só por machos vagarão dentro de seu próprio território, à procura de fêmeas no cio.
Curiosidades: -Mesmo silenciosas, elas podem produzir uma variedade de grunhidos, emitindo alguns sons breves, semelhantes a gemidos ou discretos gritos de chamada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário