No dia a dia agitado, temos que lidar com vários compromissos e ficamos fora de casa a maior parte do tempo. Quando bate aquela fome entre uma refeição e outra, a tendência é secumbir a lanches muito calóricos e de baixo teor nutritivo. Algumas atitudes podem ajudar a não cair nessas armadilhas.
A primeira delas é se consientizar de que sua alimentação interfere na saúde, qualidade de vida e até no humor. Passar mais de 3h sem comer pode acarretar problemas como o mau hálito e dificuldade na digestão.O recomendável é fazer 5 refeições diárias. Ouseja, ingerir algo entre o café daa manhã, o almoço e o jantar.
Uma alimentação equilibrada precisa ter as seguintes proporções de alimentos ao dia: de 50 a 60% de carboidratos, de 10 a 20% de proteínas e de 20 a 30% de lípidios.Se precisar mudar hábitos, faça transformações gradualmente, pois o organismo precisa de um tempo para se adatar. Procure ajuda de um profissional capacitado a fazer uma dieta de acordo com o seu perfil. Vale a pena estar atento à alimentação, você se sentirá mais disposto e rivigorado.
FRUTAS- As frutas também são aliadas e , como estamos num país tropical, temos uma infinidade delas à escolha. Basta optar por aquelas que são fáceis de carregar como a maçã, banana, pera ou outras que você encontre em sua região. O importante é consumi-las bem frescas, quando ainda estão com todos os nutrientes. Outro ponto é ingerir 2 frutas diferentes ao dia, pois isso diversifica os tipos de vitaminas e minerais.
IOGURTES- Os iogurtes são uma opção saudável, prática e nutritiva. Além de boa quantidade de cálcio, eles possuem fósforo, potássio, magnésio, zinco e iodo. Também são ótimos para irregular a flora intestinal.
(AUTORA: DRA. DAPHNE BRAGA-MÉDICA DO TRABALHO DA OI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário