1- Imaginar que um inseto possa ser astuto parece exagero. Mas a rainha de uma espécie européia de formiga parasita é mesmo esperta. Em vez de formar a própria colônia, ela fica semanas rondando o formigueiro de outra espécie até ser aceita ali. Feito isso, procura a rainha até encontrá-la. Aproxima-se e, sem ser vista, estrangula a rainha e ocupa o lugar dela. Desse momento em diante, a formiga parasita é tratada como a verdadeira rainha.
2- A aranha papa-moscas espinhosa da Austrália é capaz de armar emboscadas para outra ranhas! Aproveitando sua excelente visão, a papa-moscas procura por teias que não lhe pertencem. Quando descobre uma, sobe nela e começa a se sacudir, fazendo a teia balançar. A dona da teia pensa que sua é a comida chegou e corre para a aranha visitante. A papa-mosca vê a dona da casa chegando e age depressa: salta sobre as costas dela e a paralisa com uma boa picada.
3- Os elefantes dormem 3 horas por noite.
4- O chimpanzé vive em média 40 anos, dos quais 22 dormindo ou descansando!
5- Nas florestas do sudeste da Ásia vive uma mariposa fora do comum. Ela nãos e alimenta de néctar e seiva como as outras. Seu alimento predileto é sangue. A mariposa-vampiro adora mergulhar a boca na carne de uma vítima distraída. No decorrer de milhões de anos, as partes bucais dessa mariposa que pareciam ser um canudinho comprido, ficaram mais curtas e duras. Antigamente, seus antecedente alimentavam-se se frutas, perfurando a casca e sugando o caldo. Mas a atual mariposa-vampiro prefere mesmo sugar sangue.
6- Uma libélula pode ver insetos que se movem a uma distância de 10 metros.
7- Uma pulga pode saltar um altura de aproximadamente 30 vezes o seu tamanho. é o mesmo de um humano saltar um campo de futebol.
8- Os coalas podem passar a vida inteira sem tomar água.
9- Os "quás" dos patos não produzem eco.
10- EM uma de suas viagem de estudo, o cientista Charles Darwin viu algo surpreendente ao largo da costa da América do Sul, em setembro de 1835. Enquanto o seu navio, o Beagle, afastava-se da costa, uma nuvem vermelha de aproximou e só quando atingiu o navio a tripulação percebeu que era uma nuvem incomum formada por milhões de aranhas vermelhas. Quando a nuvem passou, seguindo em direção do alto-mar, o navio ficou coberto por mini-aranhas.