Filo: Vertebrados;
Classe: Mamíferos;
Ordem: Ungulados;
Família: Equídeos;
Nome em Inglês: Horse
Características e Hábitos: A denominações para as fêmeas são éguas, para cavalos não castrados garanhões e para os filhotes potro. São da mesma família dos asnos e das zebras. Esses animais dependem da velocidade para escapar de predadores. São animais sociais, que vivem em grupos liderados por uma matriarca. O cavalo teve durante muito tempo um papel importante papel no transporte, como montaria, puxando carruagens e carroças, bondes... Até meados do século XX, os exércitos usavam cavalos de formas mais intensas em guerras... Em três momentos o cavalo foi introduzido inicialmente no Brasil: a primeira leva veio em 1534, na Vila de São Vicente. A segunda , em Pernambuco, em 1535. A terceira, na Bahia trazidos por Tomé de Sousa.
Alimentação: Alimentam-se quase sempre de vegetais podendo comer outros alimentos.
Período de Vida: Varia de 25 a 40 anos.
Reprodução: Sexuada, ou seja, com a junção dos gametas (espermatozoide e óvulo)
Pelagens: Zaino: é uma tonalidade rica e brilhante de castanho, podem ter uma única tonalidade em todo o corpo ou pode ter crina, cauda e patas negras.
Zaino negro: Varia de tonalidade desde o zaino até o negro.
Negro:Apesar de ser atraente, muitas pessoas possuem um preconceito com ele pois possui fama de indigno de confiança. Outro motivo é que ele era utilizado em funerais.
Alazão: Pode variar sua tonalidade entre uma extensa gama de tons castanhos-avermelhados. Normalmente, possuem marcas de tonalidades diversas. Podem apresentar crina, cauda e pintas castanhas ou negras, ou ainda, ter crina e cauda cor de palha dourada.
Lobuno:Podendo ser bem atraente com pontos negros, possui um tom levemente puxado para o tom de areia.
Tordilho:Pode possuir círculos de pelo negro pelo corpo. Os tordilhos negros possuem uma grande quantidade de pelos negros espalhados por todo o seu corpo, geralmente escurecendo sua pelagem.
Baio: Não é muito comum, mas devem apresentar crina e cauda preta. São atraentes, mas não são muito indicados para a equitação em geral.
Rosilho:É o termo usado para denominar os animais com duas ou mais pelagens misturados.
Overo: Os cavalos oveiros podem ser de três tipos: piebald, skewbald e add-coloured.São muito procurados pelos circos.
Braco: Podem ser tordilhos muito velhos ou albinos.
Palomino ou baio branco:os palominos possuem uma coloração dourada-clara. A pelagem se torna mais clara, quase branca, durante o inverno, voltando a aparecer o tom dourado com o renascimento da pelagem de verão.
Pintado: Os pintados são raros, e com isso, seu preço tente a aumentar bastante.