Família Animal

Família Animal
Paz e Harmonia: eis a verdadeira riqueza de um família

Bem Vindos Amigos!!!!

Olá.... Neste blog vou mostrar um pouco das coisas de que gosto, espero que gostem também!!!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mal de Alzheimer

     A doença de  Alzheimer, associada à velhice afeta cada vez mais um maior número e pessoas e suas respectivas famílias, que sofrem as consequências do comportamento do paciente.
     Os portadores da doença de  Alzheimer seguem um processo degenerativo de deterioração mental, que começa com o esquecimento do nome de pessoas conhecidas e acaba com a rápida perda de memória, a perda da fala e a capacidade de zelar pela higiene pessoal. A doença não se limita à função cognitiva, mas também pode apresentar como consequência hostilidade, agressividade...
     A medicina tem feito pesquisas em busca de um tratamento mais adequado para quem sore do mal de  Alzheimer. No entanto, existem apenas medicamentos farmacêuticos que detém, ou diminuem a morte dos neurônios, mas não revertem o processo. A ação mais eficaz, por enquanto, tem sido preparar as pessoas que convivem com o portador de  Alzheimer:
-Fale com o paciente com muita calma e não se desespere, pois ele não usa a lógica;
-Quando o paciente ficar obcecado com uma ideia ou conduta, procure distrair sua atenção para outra coisa;
-Para evitar confusões para o paciente, os cômodos d casa podem ser classificados por cores;
-Devolva atividades que, sendo seguras, foram do agrado do paciente no passado;
-Ofereça oportunidade ao paciente para falar de seu passado;
- Feche portas e portões com chave para evitar que o paciente saia e se perca;
-Coloque no paciente algum tipo de identificação para o caso de ele se perder...


Azeitona, Abacate e Açaí

    Os alimentos possuem nutrientes cm teores diferenciados segundo sua própria natureza. Em certos alimentos, predominam nutrientes hidrossolúveis com carboidratos e vitaminas o complexo B, outros reconhecidamente, possuem grande quantidade de lipídios como o caso da azeitona, do abacate e do açaí.
     Os lipídios apresentam cerca de nove calorias em cada grama, sendo importante fonte de energia para o funcionamento do organismo. O perfil lipídico de cada um dos alimentos citados é distinto, predominando maior quantidade de lipídios totais na azeitona verde em conserva, seguida pelo abacate e pela polpa do açaí. Por outro lado, entre os três frutos, o açaí é o que apresenta menor teor de lipídios do tipo saturado, o que pode ser considerado benefício à saúde.
    Entre os ácidos graxos essenciais a azeitona apresenta os maiores teores, assim como o do ácido graxo oleico, o qual apresenta propriedade de reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom.




A fome do mundo

     Informações de 2012 da Organização das Nações Undas, ONU Brasil, mostraram que 925 milhões de pessoas no mundo não comem o suficiente pra ter saúde. Significa dizer que uma em cada sete pessoas d planeta vai pra a cama com fome todas as noites. A África corresponde por 1/4 desse total. Juntas, a Aids, malária, tuberculose matam menos do que a fome no mundo. No Brasil, o número de pessoas que passam fome já ultrapassa os 30 milhões.


Pepineiro

Além de fazer uma boa dobradinha com o tomate na salada, o pepino limpa e embeleza a pele

     Planta herbácea trepadeira pertencente à família das cucurbitáceas, o pepineiro alcança cerca de dois metros de altura. O pepino é consumido ainda verde, pois quando amadurece perde a maciez, fica esponjoso e de cor amarelada. Costuma medir entre 15 e 25 centímetros de comprimento e aproximadamente cinco centímetros de diâmetro.
    O elevado valor diurético terapêutico do pepino está em seus minerais, de reação muito alcalina. Contém potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro, assim como diversos oligoelementos entre os quais se destaca o enxofre. O pepino neutraliza o excesso de substâncias residuais de reação ácida que se produzem no organismo em consequência de uma alimentação rica em produtos de origem animal. É depurativo, facilitando a eliminação das substâncias tóxicas que circulam pelo sangue, tanto por via urinária como através da pele. Aumenta a produção de urina nos rins e é laxante. Devido à sua elevada proporção de água e seu conteúdo em fibra solúvel, facilita a progressão das fezes no intestino.
     O pepino é bom para infecções da pele, hidrata a pele, as unhas e o cabelo...


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Arroz é um dos vilões?

     Pesquisadores americanos realizaram ma revisão de vários estudos alimentares de 352.384 pessoas de quatro países: Austrália, China, Estados Unidos e Japão. E concluíram que japoneses e chineses, por consumirem muito arroz braco, têm 10% mais chances de desenvolvimento de diabetes tipo 2 do que os australianos e note -americanos, que ão são usuários regulares desta dieta. O ideal é consumir com outros alimentos como o azeite, que neutraliza os efeitos do arroz na produção de insulina.


Doença Diminui

    Uma boa notícia: os casos de hanseníase no Brasil reduziram em 26% nos últimos dez anos. é o que descobriu o Estudo Saúde Brasil 2011, do Ministério da Saúde. Essa doença infecciosa, que durante muito tempo foi chamada de lepra e permaneceu envolta em preconceitos, atinge a pele e ps nervos dos braços, mãos, pernas, pés rosto, orelhas. E pode causar incapacidades físicas. O lado bom, é que hoje ela possui cura.
    Ninguém está livre do problema. Por isso, observar a pele é fundamental: se em qualquer parte do corpo surgirem manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas que não causam coceira, mas que produzem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de dor e da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. O tratamento precoce torna tudo mais fácil.


Lavar as mãos em casa também é fundamental

     Muita gente só se preocupa em lavar as mão somente quando frequenta banheiro público, relaxando em casa. Mas aí é que mora o problema, seu lar também pode ser foco de transmissões de inúmeras doenças. De acordo com m grupo formado por especialistas internacionais em higiene, 50% a 80% das doenças intestinais tem origem em casa.
    Os dados preocupam. A pia da cozinha, por exemplo pode conter 100 mil mais bactérias o que o banheiro, por estar contaminada com comida e sujeira.
     Outros objetos em nossa casa também são focos de transmissão de coliformes fecais, que são os responsáveis por uma grande quantidade de doenças infeccionais.
     O fato é que nossas mãos transportam, em média, cerca de 3 mil tipos de bactérias. é por isso que a higiene é fundamental!!!

ENTÃO FICA A DICA: Sempre lava muito bem suas mão, tanto em casa como na rua!!!


domingo, 16 de dezembro de 2012

Coco de Tucumã

Com apenas um fruto dessa palmeira é possível suprir a carência diária de vitamina A

    O tucumanzeiro é uma palmeira alta repleta de espinhos pretos grandes. A planta pode ter caules e geralmente suas sementes são adquiridas no mercado de comercialização de frutos, em plantas de populações espontâneas, que são, recolhidas geralmente no solo.
     A frutificação ocorre e cachos com frutos verdes de forma elíptica e cm mesocarpo fibroso, que adquirem coloração amarelo-alaranjada, quando maduros. O fruto dessa palmeira é conhecido como tucumã e é nativo do Brasil.
     A partir do fruto se obtém uma amêndoa gordurosa da qual se extrai óleo comestível. Entre os lipídios do tucumã se destaca os graxos insaturados, saturados e glicerídeos tris saturados, podendo o tucumã ser usado em substituição na indústria de óleos, por apresentar altos teores de pró-vitamina A, lipossolúvel. A alta concentração de lipídios no tucumã ´favorável à oxidação em temperatura ambiente, fato que diminui sua vida útil.

Meloeiro

A água do melão é um "soro vegetal" rico em vitaminas e sais minerais que aplacam a sede e facilitam o funcionamento dos rins.

     O meloeiro é uma planta rasteira, cujo fruto é o melão. A água do melão além de suculenta é uma água biológica pois participou de milhares de reações químicas que se processam no interior das células vivas do vegetal. O melão contém uma quantidade de açúcar menor do que o das outras frutas e não contém quase nada de gordura.
     Todos os minerais e nutrientes estão presentes no melão,destacando-se por sua riqueza o potássio, ferro e o magnésio. Só um melão de 2,5 kg, contém a dose diária de ferro necessária para um homem adulto e mais da metade de magnésio. O melã é hidratante, remineralizante, alcalinizante, diurético e laxante


Abóbora Moranga

    A abóbora também conhecida como moranga, é uma planta nativa das Américas. No Brasil, seu cultivo é feito em grande escala. A durabilidade, as características sensoriais e a versatilidade culinária justificam o aumento de sua produção e consumo.
     Adicionalmente, além da polpa que pode ser consumida em preparações doces e salgadas, as sementes também podem ser consumidas em saladas e afins. Cabe ressaltar que as sementes representam aproximadamente 3,5% do peso da abóbora, sendo que, nutricionalmente contém elevado teor energético além de considerável teor de proteínas, lipídios, fibras, minerais e vitaminas hidrossolúveis.

     

Anemia

O que é?
Ao contrário do que se diz por aí, a anemia não é uma doença, mas sim o sial de uma doença ou, no mínimo, de algo que não vai bem. A anemia também é definida com uma diminuição na quantidade de glóbulos vermelhos.

Anemia Falciforme e Hemossiderose
A anemia falciforme é uma doença genética de origem africana, com alta incidência n Brasil. Sua alteração principal é no glóbulo vermelho, que fica em forma de foice empilhada na pequena circulação causando dores nas juntas, destruição do baço, AVC e muitas outras complicações.
A hemossiderose é caracterizada pelo acúmulo de ferro pelo corpo, pendo ser de origem genética ou secundária a outras enfermidades como a talassemia. Pessoas que tem anemia e precisam de muito sangue, também podem desencadear essa doença. Uma das causas de acúmulo de ferro no corpo é a má alimentação, sobrecarregando o coração e o fígado que sem sintomas vão enferrujando com o tempo.

Onde encontrar ferro em uma alimentação vegetariana
SOJA: é a leguminosa mais rica em ferro. Seus derivados também são boas fontes desse mineral.


PROTO DE ALFAFA: Contém cerca de 1 mg /100 g de ferro, sendo aproximadamente a mesma quantia de carne bovina. O broto de alfafa contém também vitamina C, que favorece a absorção do ferro.


LENTILHA: Muito rica em ferro e fibra a lentilha e um alimento concentrado. Com apenas 100 gramas dela é possível satisfazer boa parte das necessidade de uma pessoa adulta.


MARACUJÁ: O maracujá-amarelo, além de muitos saboroso, é possivelmente a fruta mais rica em ferro, com 1,6 mg/100 g. Além disso, apresenta de vitamina C nessa fruta potencializada a própria absorção de ferro.


PISTACHE: O pistache é o fruto seco mais rico em ferro. Ele ainda contêm potássio, magnésio, fósforo, cálcio e cobre. A combinação de cobre e ferro produz efeito antianêmico muito superior ao de muitos medicamentos


FAVA: A fava é nutritiva e rica em ferro, com quantidade de 1,9 mg/100 g, quase a mesa da carne.





Mosquito Estéril

     Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear da Agricultura da Universidade de São Paulo têm esperança de diminuir as contaminações pelo mosquito da dengue. Por meio de radiações, a nova técnica pode trazer bons resultados para o combate da dengue, ao tornar estéril o mosquito transmissor do vírus da doença. Os pesquisadores jogam radiações na pupa, tornando o macho estéril, assim o macho fica incapaz de fecundar as fêmeas. "O macho copula com a fêmea "normal" e el põe ovos que não eclodem", explica o coordenador da pesquisa, professor Valter Arthur.

Troque o Bife

     Novo estudo de Harvard garante que a troca do bife, ainda e apenas uma vez por semana, por alimentos mais saudáveis ajudam a saúde. De 125 mil pessoas estudadas ao longo de décadas, 24 mil morreram devido à câncer e problema cardíaco. Na análise, as pessoas que comeram mais carne vermelha morreram mais cedo. Segundo ainda, na pesquisa, para cada porção extra de carne processada consumida, o aumento da mortalidade chegou a 20%. De acordo com Frank Hu, cientista do estudo, as evidências são claras de que o consumo regular de carne, principalmente processada, muito contribui para a morte prematura.


Pitada de Câncer

     O câncer, assim como muitas doenças, está bastante ligado ao estilo de vida. Hábitos saudáveis, especialmente hábitos ligados à alimentação, podem ajudar a prevenir o mal. E, de acordo com a ONG britânica World Cancer Research Fund, diminuir o consumo de alimentos salgados pode ajudar a reduzir os riscos de câncer de estômago Segundo a ONG, só na Grã-Bretanha, um em cada sete casos de estômago poderia ser prevenido se as pessoas seguissem a recomendação de que o consumo diário de sal não deve ultrapassar 6 g. No entanto, os britânicos comem em média 8,6 g de sal, enquanto os brasileiros 8,2 g. O maior problema está no produto industrializado, de onde consumimos 75% de quantidade que devemos consumir por dia.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Os 5 vilões do colesterol

1-FRITURA: Mesmo que utilize um bom óleo vegetal ou até um azeite de oliva extravirgem, ao ser aquecido, o óleo passa por reações químicas e os benefícios viram fumaça. S ficar horas queimando ou for reutilizado, forma gorduras trans de longe as piores, por isso estão sendo banidas: elevam o mau colesterol e fazem despencar o bom. Prefira grelhados e assados.

2-QUEIJOS AMARELOS: São os que apresentam maior teor de gordura saturada e colesterol. Escolha laticínios desnatados e queijos brancos: minas, cottage e ricota.

3-EMBUTIDOS: Mortadela, presunto, salame, salsicha e linguiça em geral oferecem um exagero de gordura d tipo mais maléfico. Os piores são os de origem suína. Os mais saudáveis são os preparados com carne de peru.

4-CREME DE LEITE: Produtos à base de nata requerem moderação pelo alto índice de gordura saturada e colesterol. É comum estarem presentes de "forma invisível" em pães amanteigados, doces recheados e bolos cremosos.

5-CARNES GORDAS: Alguns cortes de carnes vermelhas são campeões em gordura saturada. Mas a pele de frango também é nociva. Por isso, prefira cortes magros, tira toda a gordura aparente e também a pele do frago e prepare  grelha. Coma carne vermelha, no máximo, três vezes por semana.





Uva-auxílio vermelho

     O parente mais nobre dessa saborosa fruta, o vinho, explica o chamado "paradoxo francês". Apesar de sua culinária privilegiar a manteiga e outros alimentos ricos em gorduras saturadas, a França apresenta menos incidência de doenças cardiovasculares se comparada a outros países industrializados. O responsável por isso seria o consumo regular de vinho, conforme estudo. Tanto o vinho como o resveratrol, originário da casca de uvas vermelhas e roxas, e os polifenóis, que protegem as células contra agressões. O tipo de polifenol localizado li é facilmente absorvido pelo organismo e te efeito explosivo sobre as taxas do mau colesterol. Outro bom motivo para aderir a este alimento: ao estudar o suco conservado de uva na Universidade Estadual de Campinas, o interior paulista, detectaram a presença de piceatanol glicosídeo, substância capaz de prevenir câncer.



MODO DE USAR: Consuma um cacho pequeno ou tome um copo de suco de uva integral por dia. Quem não tem triglicéride alto, diabetes ou qualquer contraindicação pode desfrutar uma taça de vinho por dia.



Linhaça-poderosa como ela só

     Rica e fibras e minerais, essa semente também é fonte de ácidos graxos ômega-3. Tem efeito anti-inflamatório, melhora a pressão arterial e ajuda a regularizar as taxas de colesterol. Segundo pesquisas, ela derruba o LDL, colaborando para evitar as temidas obstruções nas artérias. Também são descritos benefícios adicionais para o sexo feminino: atenua a retenção de líquidos no período pré-menstrual e tem revelado promissora na prevenção do câncer de mama.

MODO DE USAR: Jogue a linhaça sobre as folhas da salada, misture ao arroz ao montar seu prato ou bata no liquidificador com os ingredientes da vitamina na hora do lanche. O importante é consumir de 2 a 3 colheres de sopa ao dia.


Iogurte-turma da pesada

     A versão contendo probióticos conquistou seu lugar no ranking de alimentos saudáveis. é que estes micro-organismos vivos adicionados aos laticínios fazem muito mais o que apenas atenuar o sabor ácido de queijos e iogurtes. Eles habitam naturalmente o intestino, formando a flora bacteriana, e ali ajudam a digeri os alimentos, participam da síntese de vitaminas, enzimas e minerais, aumentam o aproveitamento de nutrientes como cálcio e fero e ainda fortalecem o sistema imunológico, ampliando a resistência a infecções. Por ser tão útil ao bom funcionamento intestinal, o iogurte tanto pode ser indicado para alívio da prisão d ventre quanto tratamento diarreia. Outra das funções dos probióticos é diminuir a absorção de colesterol. Por isso o coração também sai ganhando quando eles entram na mesa. Há também indícios de que facilitam o controle da pressão arterial, diminuem as agressões impostas ao estômago pela bactéria H. pylori e previnem infecções urogenitais. Para fechar com chave de ouro: o iogurte é rico em vitaminas do complexo B essenciais ao sistema nervoso.

MODO DE USAR: Escolha um iogurte com bactérias vivas e consuma de 1 a 2 unidades por dia. Melhor se for desnatado e sem açúcar.


Chocolate Amargo-gosto forte de saúde

     O nome da planta da qual ele é extraído, o cacaueiro, já diz tudo: alimento dos deuses. Não só pelo sabor incomparável que há milênios encantou os maias e astecas e continua fascinando gerações. Trabalhos recentes apontam que este alimento é rico em flavonoides, antioxidantes que defendem o coração. Pesquisadores franceses demonstraram que o chocolate amargo auxilia no controle do colesterol ao fornecer óleos vegetais capazes de aumenta os níveis de HDL, o encarregado de remover do sangue os excessos de colesterol. Assim, ao contrário do que já se presumiu antes, amanteiga de cacau é uma gordura do bem. Cientistas da Universidade de Colônia, na Alemanha, observaram que ela relaxa os vasos sanguíneos, causando queda da pressão arterial em quem consumia 6 g diários.Equipes das Universidades de L'Aquila, na Itália, e Tufts, nos Estado Unidos, por sua vez, concluíram que os efeitos benéficos podem ser conseguidos em curto prazo: bastam duas semanas de consumo regular. Para exclusiva de substâncias (como a teobromina, a anandamida e o magnésio) que melhoram a concentração e ajudam a levantar o humor.

MODO DE USAR: Prefira o chocolate amargo, que te maior teor de cacau e menos açúcar, além de não levar leite na receita. Para não ter problemas com  peso, consuma, no máximo, uma barrinha de 30 g por dia, o equivalente a 180 calorias.



Chá-Verde: Bebida que faz bem

     O consumo regular da infusão das folhas deste chá é um dos responsáveis pelo menor índice de infarto nos países do Oriente. Originário da China e da índia, ele tem s difundido pelo mundo por causa de suas virtudes. Faz cair as taxas de colesterol, ativa o sistema imunológico e há indícios de que previne certos tipos de câncer. As vantagens decorrem da ação de antioxidantes como as catequinas, capazes de neutralizar os radicais livres que envelhecem precocemente as células. Trabalhos concluíram que o consumo de três xícaras diária promove redução expressiva no risco de mortalidade por doença cardiovascular. Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition revelou que a bebida estimula o metabolismo, colaborando no controle do peso. Outros chás também são produzidos a partir da mesma planta, a Camellia sinensis. O branco é feito de folhas novas, enquanto o vermelho e o preto são submetidos a processos de fermentação. Embora todos tenham qualidades, o mais estudado é o verde, que passa rapidamente pelo calor pra secar, o que reserva seus compostos químicos benéficos.

MODO DE USAR: Bebe de 3 a 4 xícaras diárias, de preferência sem adoçar. Para suavizar o sabor amargo, adicione à água da fervura um pedaço de casca de abacaxi ou maça seca.



Peixes gordos-força que vem do mar

     Sabe por que a carne rosada do salmão adquiriu a fama de aliada do coração? Porque os peixes de águas frias e profundas são ricos em ácidos graxos ômega-3, um tipo de gordura reconhecidamente capaz de proteger artérias e reduzir o risco de doença cardiovascular. Entre eles se sobressaem o DHA e o EPA que aplacam os efeitos do ma colesterol, derrubam as taxas de triglicérides e evitam a formação de coágulos. Mas sua qualidades não terminam aí. Eles ainda fortalecem os olhos e os neurônios, melhoram o humor e estimulam a renovação da pele. Outros peixes ricos nesses ácidos graxos são cavala, arenque e atum. Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina mostraram que  popular sardinha tem até mais EPA que o salmão. Já a equipe do cardiologista carioca Carlos Scherr, depois de estudar o teor de gordura de vários alimentos, concluiu que o namorado-popular em águas nacionais-também não fica a dever do salmão.

MODO DE USAR: Coloque esses peixes no cardápio três vezes por semana. Mas atenção à forma de preparo. Faça como os japoneses: Coma cru. Outras boas opções são assado ou grelhado. Resista à fritura. Com ela, muito desses benefícios se perdem.


Frutas Vermelhas-Porções Antioxidantes

     Amora, framboesa, cereja, morango destacam-s não só pelo sabor característico e tenador. Essas frutas sã campeãs em um tipo de antioxidante: o ácido elágico. Pesquisas têm demonstrado que ele faz bem ao coração, pode evitar as reações químicas que culminam no aparecimento do câncer e ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. O ácido elágico integra a família dos polifenóis, compostos químicos estudados ao redor do mundo devido aos benefícios à saúde e à longevidade. Cientistas d Universidade de Chubu, no Japão, verificaram que as frutas vermelhas ajudam a regular a atividade das células de gordura, prevenindo o ganho de peso, o que também contribui pra defender o coração.

MODO DE USAR: Coma a sobremesa ou na hora do lanche. Recomenda-se o consumo diário de uma xícara de xá de frutas.


Azeite de Oliva extravirgem-Produto incompatível

     É o melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal. Muito pelo contrário. O azeite de lia extravirgem oferece atributos especialíssimos à saúde. Ele é rico e ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que melhoram o perfil das gorduras do sangue: abaixam  colesterol ruim e aumentam o bom. Além disso, por ser prensado a frio,  extravirgem é tão puo que pode ser comparado a u suco de frutas: preserva antioxidantes da azeitona, notadamente os polifenóis e a vitamina E. Os demais óleos vegetais recebem solventes químicos ao passarem pelo processo de refinação e com isso perdem boa parte desses agentes benéficos. Os antioxidantes d azeite impedem a ação dos radicais livres que provocam a oxidação d colesterol e o acúmulo de placas de gorduras nos vasos, conclui um trabalho realizado por bioquímicos na Universidade Estadual Paulista em Botucatu, no interior de São Paulo.

MODO DE USAR: Tempere a salada ou adicione às carnes e receitas, sempre que possível no final do preparo. Para não ter problemas com a balança limite a duas colheres de sopa por dia. Cada ma fornece em torno de 62 calorias.


Soja -Super aliada das artérias

     O grão dourado, popularíssimo no Oriente, é rico  em fibras que empurram as taxas de colesterol total e do temido LDL lá para baixo. Os estudos também mostraram que a soja atua na outra frente: eleva as taxas de HDL, o grande amigo das artérias. E identificaram uma das frações mais notáveis, os fitoesteróis, assim chamados por terem estrutura semelhante ao hormônio feminino. Eles conseguem a proeza de diminuir a absorção do colesterol ingerido. E desse modo, conseguiu estender o benefício a quem ainda resiste o sabor característico do grão. Para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, a ingestão diária deve ser de 25g de proteína de soja.


MODO DE USAR: Consuma pelo menos duas colheres(sopa) diárias de farinha de oja ou proteína texturizada. A farinha pode ser misturada a leite, iogurte, sucos, vitaminas e fruta picadas. A proteína (carne e soja) substitui a carne moída nas refeições.


Aveia-Cereal bom em fibra

     É uma das maiores estrelas da nutrição saudável, graças à sua fibra solúvel, a betaglucana. Ela retarda o esvaziamento do estômago, o que confere maior sensação de saciedade, ajudando quem está na luta contra a balança, e ainda dificulta a absorção de gorduras d alimentação, em especial do colesterol. Há também indícios de que inibe a síntese de LDL no fígado e um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, mostrou que sua adição ao cardápio aumento em 11% os níveis do bom colesterol. O efeito positivo foi comprovado do lado de cá do Equador. Pesquisadores da Unifesp mostraram que este cereal conseguiu reduzir as taxas de colesterol de moradores de Riacho Grande, um bairro da cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.


MODO DE USAR: Para ser eficiente, a aveia deve entrar no cardápio diário. Consuma duas colheres(sopa) por dia. Uma boa pedida é n café da manhã, adicionado ao leite ou iogurte, ou no lanche da tarde, misturado à banana, mamão ou qualquer outra fruta.


Afinal, o que é Colesterol?

     Não se deixe impressionar pela má fama que o colesterol adquiriu. Todas as células do nosso corpo precisam dele. Uma de suas funções é regular a fluidez das membranas celulares, o que facilita a entrada e a saída de substâncias. O colesterol também é matéria prima para a produção de hormônios, dos sexuas ao cortisol, liberado pelas suprarrenais em situações na digestão das gorduras. Porém, a grande prova de seu valor é que o organismo fornece a maior parcela dele: 70 % do colesterol são produzidos pelo fígado. O restante vem da alimentação, exclusivamente de produtos de origem animal.
     Logo, colesterol não é sinônimo de doença. Mas podem surgir problemas quando a quantidade em circulação ultrapassa o necessário. O excedente tende a se depositar nas paredes dos vasos, dando origem a uma doença que recebe o nome de aterosclerose.
     Então, o importante e cuidar bastante da sua alimentação, comendo muitas verduras e não comer muitas comidas de origem animal!!!

Peixe Atlético

     Faça como esse peixinho! Pratique atividades físicas, que além de manter seu corpo em forma melhoram a respiração e a saúde... Saia um pouco desse computador e divirta-se com sua família e amigos!




Mãe e Bebê

     O que seríamos sem nossas amadas mães?