Família Animal

Família Animal
Paz e Harmonia: eis a verdadeira riqueza de um família

Bem Vindos Amigos!!!!

Olá.... Neste blog vou mostrar um pouco das coisas de que gosto, espero que gostem também!!!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Chá-Tipuana

Chá-Tipuana: Complemento alimentar, composto das melhores ervas, selecionadas rigorosamente,para lhe proporcionar um profundo bem estar.

     Ervas que compõem o Chá-Tipuana:

Espinheira Santa- Azia, dor gástrica e estomacal, úlceras gástricas e duodenais, prisão de ventre e gases intestinais;
Alcachofra- Estimulante da funções do fígado e da vesícula biliar, reduz na digestão as substâncias gorduroas, baixa o colesterol e triglicerídios,contribuindo para a redução do peso corporal;
Maraouama- Excelente afrodisíaco, fortalece e estimula as funções sexuais;
Boldo do Chile- Má digestão, gases, intolerância e gordura, elimina uréia e ácido úrico;
Jurubeba- Hepatoprotetor, icterícia, hepatite, anemia, diabete;
Carqueja- Tem ação tônica e depurativa,atua principalmente no estômago e fígado,combate o colesterol e diabetes,além de importante auxiliar nos regimes de emagrecimento;
Ipê Roxo- Na prevenção das doenças cardíacas, arteriosclerose e cálculos biliares, fortificante e depurativo do sangue, atua também no reumtismo,dores nas juntas e nas costas, dores musculares,tem ação anti-tumoral na prevenção do câncer;
Cavalinha- Potente diurético, nos males dos rins, bexiga, cistites e uretrite,inchação dos pés, das pernas, das mãos, inflamação da próstata,também atua no tratamento de hipertenção arterial, provoc a eliminação de líquidos,contribuindo para redução dopeso corporal;

Modo de usar
 Coloque uma colher de Chá Tipuana emuma xícara, encha com água fervendo e tampe por 5 minuto. Está pronto o seu chá.

No chimarão- Coloque uma colher de Chá Tipuana na cuia, na chaleira ou na térmica e toma a vontade.

Frio ou Gelado- Deixe esfriar e mantenha na geladeira. Tomar o chá em até 24 horas e assim sucessivamente.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Barbatimão

Séculos depois de uso popular como cicatrizante, essa planta ganha versão farmacêutica

     Árvore nativa em nosso pais, o barbatimão é unanimidade entre os adeptos do uso de plantas para cura de doenças como corrimento vaginal, diarreias, úlceras e cicatrização de feridas. A procura é tão expressiva que a planta corre risco de extinção nos lugares em que se encontra em forma nativa. É até mesmo fácil de identificar o barbatimão porque, onde tem um exemplar percebe-se que o tronco está praticamente nu. Toda casca foi retirada por pessoas que fazem uso ou comercializam o produto.
     Os benefícios da planta cujo uso é de herança indígena têm sido confirmados através de pesquisas científicas. 
     É eficaz em vários tipos de lesões e , segundo o fabricante, apresenta tolerabilidade. Os taninos presentes no princípio ativo do barbatimão têm ação antimicrobiana contra bactérias que podem infeccionar ferimentos da pele como Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Staphylococcus epidermidis e Pseudomonas aeruginosas, entre outras, além de fungos como a conhecida Candida albicans. Mais uma vez, a ciência confirma a sabedoria comum.

Nome científico:  Stryphnodendron adstringens;
Nome popular: Yba-timó, barbatimão, paricarana, casca da virgindade;
Família: Leguminosas, Mimosoideas;
Habitat: Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Paraná;
Partes usadas: Casca;
Propriedades químicas: Taninos, alcaloides, mucilagens, flavonoides e corantes vermelhos;
Propriedades terapêuticas: Antibiótica, cicatrizante, antifídica, antiescorbuta, anti-hemorágica, antitumoral, antiblenorrágica, agindo também em casos de diarreia e úlcera.

(Texto: Revista Vida e Saúde)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Efeito Cebola

A hortaliça que provoca lágrimas é um alimento funcional de primeira

     A cebola é um bulbo da espécie Allium cepa, constituído por folhas em camadas. Não deve ser confundida com as raízes que estão abaixo do bulho. De origem asiática, apresenta sabor forte e ácido, baixo teor proteico e elevada quantidade de água.
     Seu cultivo é milenar, a vários povo antigos (caldeus, gregos e romanos) a consumiam em larga escala. No Egito, há documentos que descrevem a importância da cebola como alimento e também ligada a superstições.
     Há muito tempo acredita-se que o consumo de cebola auxilia na prevenção de certas doenças, o que a caracteriza como alimento funcional. O consumo dos alimentos denominados funcionais tem papel fundamental na saúde das pessoas. Eles podem ser definidos como alimentos que, consumidos diariamente, fornecem benefícios além de nutrição básica. Alguns dos seus componentes, nutrientes ou não, auxiliam na prevenção e recuperação de doenças.
     Um dos principais valores funcionais atribuídos à cebola é o fortalecimento das defesas do organismo contra infecções, devido à ação de sais minerais. Estudos demonstram que a cebola apresenta  ação antisséptica, pois ela restringe a ação das bactérias, inclusive as causadoras da cárie e de distúrbios gástricos , além de atuar contra fungos que provocam micoses, ameniza os sintomas da asma e combater inflamações. É indicada para abrir o apetite e combater  prisão de ventre, reumatismo e infecções na garganta. O caldo de cebolas fervido e com mel é terapêutico contra resfriados, gripes, tosses, bronquite e asma. 

(Texto Revista Vida e Saúde)

Alecrim-de-vaqueiro

Eficiente no tratamento da acne, sarna infectada, panos brancos, impigens, caspa e mau-cheiro nos pés

     Subarbusto lenhoso, caducifólio, pouco comum na lora nordestina. Ocorre com maior frequência, de forma silvestre no  interior da Bahia na região entre Jacobina  e Rui Barbosa. Alcança cerca de um metro de altura. Muito ramificado, apresenta folhas aromáticas, pequenas (1 a 2 cm), de bordo finalmente crenado, com cheiro forte e sabor picante. Suas folhas já secas são comercializadas em feiras e mercados do interior da Bahia.
     O transplante de exemplares jovens tem sido a única maneira de cultivar essa útil planta medicinal brasileira.
     Possui a mesma composição e propriedade do alecrim-pimenta e do alecrim-de-chapada, sendo igualmente, boa produtora de óleo essencial rico em timol.
     Tem forte ação antimicrobiana contra fungos e bactérias, que se deve à presença do timol, substância também responsável pelo seu cheiro característico.

Modo de usar

     As folhas de alecrim-de-vaqueiro podem ser usadas na forma de chá abafado, feito com dez ou doze folhas em uma xícara de água para uso local imediato, ou como tritura para uso tópico preparada com 10 g das folhas secas. A tritura diluída com uma ou duas partes de  água fervida ou o chá podem se usados com folhas secas à sombra ou 20 g das folhas frescas, em 30 cc de álcool e 70 cc de água. O óleo pode ser extraído por hidrodestilação e usado externamente depois de diluído em oito partes de uma mistura de álcool e água na proporção de 1:1.
     A tintura caseira é preparada enchendo-se um frasco de boca larga com folhas, pondo-se, em seguida, álcool até a metade do frasco e água até enchê-lo. Filtra-se depois de três dias. Pode ser empregada em gargarejo e bochecho nas infecções da garganta e da boca. Em lavagens vaginais serve como desodorante íntimo e atua contra várias infecções. Em compressas locais, a tintura pode seu usada pura, para tratamento de ferimentos e afeções da pele e do couro cabeludo. É muito eficiente no tratamento da acne, sarna infectada, panos brancos, impigens, caspa e mau cheiro nos pés, axilas, e virilhas.
      NÃO use essa planta em inalações por causa da ação irritante de seus vapores.
                                                                                                          
Nome científico: Lippia Aff. Gracillis H.B.K;
Nome popular: Alecrim-de-vaqueiro;
Partes usadas: Folhas;
Origem: Bahia;
Propriedades químicas: Timol;
Propriedades terapêuticas: Antimicrobiana, combate fungos e bactérias.

(Texto Revista Vida e Saúde)
                 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sálvia

Erva apreciada na cozinha e bem vista por quem não despreza um tratamento à base de chá de plantas

     Planta herbácea que atinge cerca de 50cm de altura, a sálvia possui folhas opostas cruzadas, verde-esbranquiçadas, com flores violetas ou brancas. Quando mastigadas, as folhas provocam uma sensação anestésica na ponta da língua. Nos canteiros, ajudam a espantar insetos predadores de verduras.
     Além de ser muito apreciada na culinária devido ao sabor exótico, a sália é empregada no tratamento de diversas doenças. Na medicina popular é usada para tratamento de diarreias e problemas gástricos e intestinais. Serve também, para acalmar a dor, regular o ciclo menstrual, combater úlceras e asma. Além disso, é usada em problemas de pele.
     Por favorecer o equilíbrio hormonal no organismo feminino, seu uso é recomendado no caso de frigidez e vaginismo. Na irrigação vaginal, combate a leucorreia. É digestiva, reduz a transpiração excessiva, principalmente a noite, em caos de doenças infecciosas e certas infecções degenerativas. Ajuda a abaixar a febre. É cicatrizante para inflamação das mucosas como estomatites, gengivites e aftas.
     Os princípios ativos da sálvia oferecem ação hipoglicemiante e permitem reduzir as doses de medicamentos. Devido à sua ação estimulante sobre as glândulas supra renais, vem sendo usada com bom resultado no caso de pessoas depressivas e com desequilíbrio neurovegetativo.
      O óleo de sálvia é empregado em linimentos para aliviar dores reumaticas. As feridas são cicatrizadas com as folhas em decocção .

Modo de usar

     Como gargarejo e bochechos: prepara-se a infusão com 30g das folhas e flores em 1 litro de H²O (água). Fazer os gargarejos 3 vezes ao dia.
      Para uso interno, faz-se a infusão com 10g de folhas e flores em 1L de H²O, e toma-se 4 a 5 xícaras (chá) por dia.
      Como espectorante, também pode-se usar uma mistura de 7g do pó da planta em 100g de mel. Tomar 4 a 5 colherinhas (chá) ao dia.

Nome científico: Salvia officinalis;
Nome popular: Salva dos jardins, salva das boticas, salva-ordinária, sálvia;
Família: Labiadas;
Habitat: Originaria da Ásia menor; 
Partes usadas: Folhas;
Propriedades químicas: Óleo essencial, glicosídeos, diterpênico, ácidos fenólicos, flavonoides, tanino, saponina, esteróis, tujona, rosmarino, cânfora e cineol;
Indicações terapêuticas: Emenagoga, eupéptica, diaforética, tônica, germicida, antiinflamatória, vulnerária, adstringente, anti-reumática, antidiabética e antidepressiva.

(Texto: Revista Vida e Saúde
Por: Rodolfo Oliveira)

Harpago

As raízes dessa planta africana têm ação comprovada no combate a lombalgias e dores reumáticas

     O harpago é um arbusto nativo especialmente nas áreas desérticas da Namíbia e Kalahari, Sudoeste da África. Os frutos possuem uma espécie de barba, semelhante a garras, daí o nome nada amistosa da garra do diabo. Usada há muito tempo pelos nativos africanos dos grupos Bantu, Khoi e San como analgésico, anti-inflamatório e antirreumático na forma de infusão dos tubérculos, teve seu valor terapêutico reconhecido entre os séculos 19 e 20. Em 1829 foi coletada por pesquisadores europeus e em 1907, G. H. Mehnert, que aprendeu o seu uso com os indígenas, a descreveu.
     As raízes do harpago apresentam ação anti-inflatória e analgésica, graças aos glucosídios e flavonoides que possui. Estudos comprovaram que a planta tem mesmo ação nas inflamações associadas à má digestão, gota, artrose, artrite e reumatismo. O harpagosídeo, princípio ativo da planta se concentra nas raízes que possuem a form de tubérculos lenhosos.
     Usado popularmente como chá, feito com os tubérculos da planta, picados ou fatiados, o harpago ganhou uma versão de laboratório (APSEN) na forma de comprimidos revestidos que utilizam o extrato seco da planta. A atividade anti-inflamatória foi demonstrada em animais e através de estudos clínicos. A planta é bastante utilizada como fitoterapêutico em países da Europa como Alemanha e Reino Unido.
     Os pesquisadores relatam que o harpagosídeo presente na planta tem perfil extremamente favorável, com poucos efeitos adversos, em caso de uso prolongado por pacientes portadores de osteoartrites, quando comparado aos anti-inflamatórios não estereoidais , AINEs, que apresentam efeitos diversos.

Contra indicação

     Mulheres que amamentam e grávidas devem evitar o uso do chá de harpago ou garra do diabo. O princípio ativo da planta estimula as contrações uterinas, podendo provocar aborto. Pessoas com histórico de úlceras gástricas e duodenais, intestino irritável e litíase vesicular também não devem tomar. Usá-lo em demasia pode provocar diarreia, náuseas e vômitos. Sempre é bom lembrar que todo medicamento deve ser usado sob orientação médica, mesmo os considerados fitoterapêuticos.
Nome científico: Harpagophytum procumbens;
Nome popular: Harpago-forte; garra do diabo;
Origem: África;
Partes Usadas: Raízes tuberosas;
Propriedades químicas: Glucosídeos iridoides, flavonoides, beta-sitosterol;
Propriedades terapêuticas: Usada em casos de artrite e osteoartrite, dores musculares, lombalgias, inflamações e desordens gastrointestinais.

(Texto:Revista Vida e Saúde)

Cajueiro

Além de saborosa castanha, essa planta nacional é remédio contra aftas e inflamações a garganta

     Típico do litoral nordestino brasileiro, o cajueiro é uma planta da família das anacardiáceas, a mesma da manqueira. De caule em geral tortuoso e galhos muito contorcidos,  pode chegar a 15 metros de altura, embora seja comum tornar-se esgalhado e baixo.
     Desde o século 16, o cajueiro foi difundido por missionários portugueses na áfrica Oriental e na Índia, sendo hoje bastante cultivado em toso o cinturão tropical da Terra, para aproveitamento industrial das castanhas e do caju.
     O caju não é uma fruta, mas o pedúnculo sumarento do verdadeiro fruto que é a castanha. De cor amarelada ou vermelha (ou em matizes dessas cores) e em forma de pera, o caju pode atingir nove centímetros de comprimento, caracterizando-se por seu riquíssimo teor de vitamina C.
     As castanhas fornecem amêndoas comestíveis e servem para extração do LCC, bálsamo vesicante contido na casca. Com o caju se preparam o suco puro ou destanificado, a cajuína, doces, etc.
     Um subproduto do processamento das castanhas do caju é a película ou tegumento que cobre as amêndoas. Esse material pode ser encontrado nas fábricas de beneficiamento de castanhas, como subproduto abundante usado nas próprias fábricas como combustível.
     Toda a planta constitui verdadeira panaceia na medicina popular e seu uso pelos índios, como o remédio, é anterior aos tempos do Brasil-colônia. As flores contêm anacardina e, como as castanhas, são saborosas depois de tostadas. Do cajueiro aproveitam-se anida a madeira, de colorido róseo, a casca, recomendada contra aftas e infecções na garganta; a goma que que exsuda (libera uma substância viscosa) um líquido semelhante à goma-arábica; e os cajus ainda novos, com que se fazem diversos pratos da cozinha brasileira.
     Por sua forte ação anti-inflamatória devido à presença de um epicatequina, seu princípio ativo o tegumento da semente é uma importante parte medicinal dessa planta.

Modo se usar

     Faz-se o cozimento para uso oral ou local, fervendo-se bem uma colher (chá) do pó da castanha em meia xícara de água. Tomam-se até três xícaras por dia.
Nome científico: Anacardium occidentale L.;
Nome popular: Cajueiro;
Origem: Brasil;
Partes usadas: Castanhas, pedúnculo, flores, casca, película que cobre as amêndoas;
Propriedades químicas: Vitamina C, LCC (bálsamo vesicante), anacardina e epicatequinas;
Propriedades terapêuticas: ação anti-inflamatória contra aftas e infecções da garganta.

(Texto: Revista Vida e Saúde)

Quebra-pedra

Facilita a eliminação de cálculos renais pequenos e combate o vírus da hepatite B

     Pequena erva erecta, anual, de folhas miúdas, muito comuns nos países de clima tropical, a erva-pombinha ou quebra-pedra, cresce espontaneamente, após o período das chuvas nos campos e terrenos desocupados em quase todo o mundo tropical. No Brasil, as espécies mais conhecidas são a P. amarus,, comum no Nordeste, a P. urinaria, conhecida na região Norte e a P. niruri , no Sul.
     Embora muitos de seus componentes químicos sejam conhecidos, seu princípio ativo ainda não foi determinado. Tem ação antiespasmódica e relaxante muscular, que parece ser específica para os ureteres. É levemente diurética e aumenta a eliminação de ácido úrico pela urina. Tem comprovada atividade contra o vírus da hepatite B.
     É também útil no tratamento da litíase renal (pedra no rim), por facilitar a eliminação dos cálculos renais pequenos que são expelidos sem dor, por causa de provável relaxamento dos ureteres.

Modo de usar

     Usa-se a planta toda, triturada, na forma de cozimento preparado com 30 g a 40 g da planta fresca, ou 10 g a 20 g da planta seca em um litro de água, fervendo-se durante dez minutos. A planta seca, triturada e peneirada pode ser guardada em frascos bem fechados por um período de até três meses, para preparação diária do cozimento na proporção de uma colher (sopa) em 200 ml de água, para se tomado de duas vezes no mesmo dia.
     Exceto no tratamento da hepatite, o cozimento é tomado em todos os casos, na dose de suas a três xícaras ao dia, intercalando-se uma semana de repouso após cada três semanas de tratamento.
     Paro o tratamento da hepatite B, o pó ou o extrato da planta devem ser usados dentro de cápsulas especialmente preparadas para absorção entérica, pois seus princípios antivirais perdem o efeito no estômago.

     O tratamento da hepatite B com quebra-pedra só pode ser feito pelos serviços governamentais de saúde, gratuitamente, porque esse uso está patenteado por uma empresa norte-americana.

Nome científico: Phyllanthus amarus; Phyllanthus urinaria e Phyllanthus niruri;
Nome popular: Quebra-pedra, erva pombinha;
Partes usadas: Folhas, caule e raízes;
Origem: Países de clima tropical;
Propriedades químicas: Princípio ativo desconhecido;
Propriedades terapêuticas: Ação antiespasmódica, relaxante muscular, levemente diurética. Tem ação comprovada contra o vírus da hepatite B, além de facilitar a eliminação de cálculos renais.

(Texto: Revista Vida e Saúde)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Chá-Preto

O mais famoso da turma dos chás combate a cólera e é antidiarreico

     A planta que produz o chá-preto é um grande arbusto cultivado em quase todo o oriente, especialmente na China, Japão e Ceilão. É originária da região de Assam, Laos e Sião, onde cresce em estado silvestre. Tem folhas lanceoladas, perenes e duras, mas tenras quando jovens.
     As plantas cultivadas são podadas frequentemente, o que provoca o aumento de ramificações e diminui sua altura. A poda facilita a coleta das folhas jovens e brotos foliares (olho, na linguagem popular), que depois de fermentados, secos e aromatizados constituem o chá-preto.
     A cafeína acompanhada de um pouco de xantina, teofilina e adenina, são seus princípios estimulantes. Contém ainda, entre outros componentes, substâncias tânicas entre as quais um tanino de rara estrutura pirogálico-catéquica. A esse complexo fitoterápico é atribuída ação antibiótica contra Vibrio cholera ,além de propriedade antidiarreica por inibição das toxinas estafilocócica e colérica.

Modo de Usar

     Faz-se o uso do chá preparado da maneira habitual (um sachê em uma xícara de água fervente, agitando-se por dois a cinco minutos). Tomam-se duas ou mais xícaras ao dia como antidiarreico em geral ou como tratamento preventivo e curativo da cólera e de intoxicações alimentares.
Nome Científico: Thea (Camellia) sinensis;
Nome Popular: Chá-da-china, chá-da-índia, chá;
Partes Usadas: Brotos e folhas;
Origem: Sudeste asiático,
Propriedades químicas: Cafeína, xantina, teofilina, adenina e tanino;
Propriedades terapêuticas: Estimulante, antibiótica e antidiarreica.

(Texto: Revista Vida e Saúde)

Acerola

Rica em vitamina C, essa fruta caribenha é tiro certo nas infecções

     Quando os espanhóis chegaram às ilhas do Caribe, no século 16, encontraram uma arvore que dava frutos semelhantes a acerola que cultivavam na Europa. Não imaginavam que a acerola caribenha é muito mais rica que a Européia em vitamina C.
      A acerola era uma fruta pouco apreciada ate que, em 1946, pesquisadores da universidade de Porto Rico analisaram seu conteúdo em vitamina C e declararam ter encontrado a fonte mais importante dessa vitamina na natureza (ate 2520 mg/ 100 g, segundo algumas variedades, isto é, 50 vezes mais que o limão).
     Além da vitamina C, a acerola contém uma série de substancias naturais que a acompanham e potencializam sua ação:
      -ácidos orgânicos como málico
      -flavonoides, como a rutina e a hesperidina.
      Segundo Ernst Schneider, autor de A CURA e A SAÚDE PELA NATUREZA, doze elevadas de vitamina C aumentam a produção de interferon, proteína que inibe a multiplicação de vírus, estimula o sistema imunológico e detêm o crescimento de células tumorais.
        Por tudo isso, a ACEROLA é altamente recomendada em todo tipo de infecções, especialmente nas de origem viral e como complemento no tratamento do câncer.

Nome Cientifico: Malpíghia glabra L.;
Nome Popular: Acerola;
Origem: Ilhas do Caribe e Europa;
Partes Usadas: Frutos;
Propriedades Químicas: Acido Ascórbico(vitamina C), vitaminas E,A, B¹,B²,B³ e B6, minerais(ferro, cálcio, potássio  zinco, magnésio e fosforo), e proteínas, acido málico e flavonoides;
Propriedades terapêuticas: Infecções em geral.

(Texto: Revista Vida e Saúde)

Cenoura

Fundamental para quem quer cuidar da visão, a cenoura é ótima fonte de vitamina A

     O que chamamos de cenoura, na verdade é a raiz da planta de cenoura , uma herbácea da família das umbelíferas, que atinge até um metro de altura. Costuma ter cor alaranjada, ainda que se encontrem variedades de cor arroxeada ou amarelada.
     A cenoura é com vantagem (juntamente com as folhas de alfafa) o alimento mais rico em provitamina A, o que a classifica como um autêntico alimento medicinal. Além disso, contêm pequena, mas significativa proporção de proteínas (1,03 %), aproximadamente metade da encontrada na batata. As gorduras estão praticamente ausentes (0,19 %), e acredita-se que os carboidratos componham em torno de 7,14 % de seu peso. É ótima fonte de vitaminas do grupo B, bem como vitaminas C e E. Os minerais e os oligoelementos estão todos presentes, entre eles o ferro 90,5 mg/100g).
     Três substâncias se destacam na composição da cenoura:
-Carotenoides: com destaque para o betacaroneto, que nosso organismo transforma em vitamina A. Os carotenoides são imprescindíveis para o bom funcionamento da retina e, especialmente, para a visão noturna ou com pouca luz. Também favorecem o bom estado da pele e das mucosas.

-Fibra Vegetal: a cenoura contém 3 % da fibra vegetal, a maior parte da qual em forma de pectina. Normaliza o trânsito e suaviza a mucosa intestinal.

-Óleo essencial:é ativo contra os parasitas intestinais. 
     A cenoura é muito útil nas afecções da retina e dos olhos em geral, nos problemas de pele, nas gastrites e excesso de acidez, nas colites e como preventiva do câncer.

Preparo e utilização

1-CRUA: inteira ou ralada em salada, temperada com limão. Fortalece a dentição das crianças
2-COZIDA: a cenoura combina muito bem com batatas e outras hortaliças. Ao submetê-la ao cozimento, adquire um sabor mais adocicado. Sua riqueza em betacaroneto se mantém depois da cocção.
3-SUCO: a cenoura é muito apropriada como refresco saboroso e nutritivo. Combina com sucos de maçã e limão.

Nome científico: Daucus carota L.;
Nome popular: Cenoura;
Origem: Ásia;
Partes usadas: Raízes;
Propriedades químicas: Betacaroneto, óleos essenciais, sais minerais, potássio, cálcio, magnésio e ferro;
Propriedades terapêuticas: Protege a visão e a pele, normaliza o trânsito intestinal e é ativa contra parasitas intestinais.

(Texto: Revista Vida e Saúde)

Pitanga

Essa pequena fruta rica em minerais tem poderosos antioxidantes que protegem contra o câncer

     Brazilian cherry: esse é o nome dado à pitanga (Eugenia uniflora L.) em alguns países de fala inglesa, devido à semelhança física entre a pitanga e a cereja (cherry). Nativa do Brasil, a pitangueira é encontrada em regiões de clima tropical e subtropical, com boa ocorrência de chuvas, sendo o município de Bonito, no Estado de Pernambuco, responsável pela maior parte da produção nacional de pitanga.
     A pitangueira é uma árvore muito comum no Nordeste brasileiro, mas que pode ser encontrada desde a fronteira com as Guianas até o Estado de São Paulo. Porém, devido ao fato de a planta se adaptar com facilidade a condições climáticas variadas, também é encontrada em outros países e recebe muitos nomes.

Características da pitangueira

     A pitangueira é uma pequena árvore que chega a medir de 2 a 6 metros de altura, em função das condições climáticas e do solo. Devido ao porte e ao fácil manejo, é uma árvore ornamental que pode ser cultivada em jardins. O tronco é frequentemente tortuoso e muito ramificado.
     As folhas da árvores são opostas, verde-escuras, pequenas, brilhantes ovais e inteiras. Quando novas, usualmente apresentam cor vinho. As flores são brancas, suavemente perfumadas, melíferas e abundantes em pólen.





Pitanga em outros países
Argentina- Manga-piré
Colômbia- Cereza quadradra
El Salvador- Guinda
Espanha- Cereza de cayena
Venezuela- Pedanga






(Texto: Revista Vida e Saúde)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Camomila

O chá e compressas feitos com suas flores aliviam cólicas intestinais e flatulência em crianças e adultos

     A camomila é uma planta erecta, perene, de origem européia, cultivada em todo o mundo, inclusive na região Centro-Sul do Brasil. Prefere o clima temperado. É plantada anualmente após a coleta das flores e novo preparo da terra. No Ceará, provavelmente, poderia ser cultivada nas serras frescas. Os capítulos florais vulgarmente tidos flores, têm o centro amarelo, rodeado de pétalas (língulas) brancas.
     Contém princípios amargos, aromáticos, carminativos e antiespasmódicos. Seu óleo essencial é rico em chamazuleno, que lhe dá a cor azul. Contém ainda bisabolol, um antiinflamatório, e o camoespiroéter, responsável por sua forte ação antiespasmódica.

Modo de usar

     O  chá é feito com quatro a seis gramas de flores em uma xícara de água fervente. Junta-se açúcar ou adoçante à vontade. Pode ser guardado da geladeira por 24 horas.
     Excelente auxiliar da digestão, o chá de camomila é muito útil nos casos de cólicas e flatulência em todas as idades. Compressas feitas com chá morno, aplicadas sobre o ventre, podem ser usadas para aliviar cólicas em crianças de tenra idade. Podem ainda ser aplicadas no rosto, como antiinflamatórios da pele, nos casos de acne e queimaduras do sol.
     Toma-se o chá duas vezes ao dia ou mais. As compressas podem ser repetidas a vontade.
Nome científico: Chamomilla recutita L;
Nome popular: Camomila;
Partes Usadas: Flores;
Habitat: Europa;
Propriedades químicas: Chamazuleno, bisabolol e camoespiroéter;
Propriedades terapêuticas: Antiinflamatória, antiespasmódica, auxiliar da digestão.

(Texto: Revista Vida e Saúde)

Mastruço

Consagrado pelo uso popular, o mastruz é indicado para tratar machucados e até eliminar vermes


     O mastruço ou mastruz é uma erva anual de até um metro de altura, bastante ramosa e de cheiro forte pouco agradável e característico. As folhas são alongadas e têm tamanhos diferentes, sendo menores na parte de cima da planta. Produz numerosas sementes pequenas, brilhantes e ricas em óleo. Ocorre em todo os países tropicais e temperados de forma silvestre ou cultivada.
     A planta cresce espontaneamente em terrenos úmidos em todo o mundo tropical, mas pode ser cultivada em canteiros a partir das sementes. Toda a parte aérea da planta pode ser usada, de preferência fresca.
   Produz até 1% de óleo essencial cujos maiores constituintes são o ascaridol. Seu princípio ativo anti-helmíntico é o cineol. O ascaridol é tóxico e agressivo para ao fígado e para os rins.
    A comprovada ação vermífuga e antimicrobiana do mastruz justifica seu uso interno e externo. Para uso interno, a planta fresca é cortada em pedacinhos e amassada para extrair o sumo. Pode ser usada como vermífugo nas doses de 0,1 a 3,0 g da planta, por quilo de peso da pessoa, tomadas durante três dias seguidos. Age contra Ascaris (Lombrigas) , Ancilostoma e Oxiurus. Par facilitar a ingestão pode-se misturar com mel de abelhas ou com leite.
   Externamente, a planta triturada pode ser empregada para tratamento de machucados, ferimentos e inflamações da pele, por meio de compressas e pomadas.
   Outras formas de uso e de indicações terapêuticas atribuídas à planta ainda precisam ser avaliadas cientificamente. A preparação popular "mastruço com leite", por causa de sua propriedade de acelerar a eclosão dos ovos de helmintos ingeridos acidentalmente, pode provocar uma hiper-verminose, se tomada em dose insuficiente e sem cuidados higiênicos essenciais.
     O uso do óleo dessa planta não é recomendado para gestantes, crianças co menos de 10 kg, pessoas com problemas de audição e idosos, além de pessoas que têm histórico de problemas do fígado e renais.


Nome científico: Chenopodium ambrosioides L;
Nome popular: Mastruço, mastruz ou erva-de-santa-maria, menstruz; 
Origem: Países tropicais;
Partes usadas: Folhas, sementes e ramos;
Propriedades químicas: Ascaridol e cineol;
Propriedades terapêuticas: Anti-inflamatória e vermífuga.


(Texto: Revista Vida e Saúde)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Animais-Baleias

BALEIAS-Mamífero aquático de grande porte

Característica: Tem a pele lisa e, debaixo dela, uma grossa camada de gordura que funciona como isolante térmico. Perdeu suas extremidades posteriormente, e as anteriores se converteram em nadadeiras;

Alimentação: A boca (sem dentes) possui barbatanas que permitem selecionar os alimentos que ingere;

Espécies mais conhecidas: Azul, cinza, jubarte, branca e franca;

Ordem: Cetáceos;

Parentes: Golfinho e cachalote;

Perigo de extinção: Como se aproveitam a gordura (para fazer óleo), os ossos e a carne (alimentação), a matança excessiva deixou a baleia à beira da extinção. Por isso, hoje em dia a caça é controlada.


sábado, 2 de julho de 2011

Frases Bonitas que eu gosto

-Ame a vida e os bons amigos, pois a vida é curta e os bons amigos são poucos:;

-Os sentimentos verdadeiros se manifestam mais por atos que por palavras:;



-Amizade, é poder amar o outro com suas qualidades e seus defeitos:;


-O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos:;

-Se queres prever o futuro, estuda o passado:;

-A felicidade não está no fim da jornada... e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la:,


O segredo não é correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você ( Mário Quintana):;


-A distância mais longa é entre a cabeça e o coração:;


-Paz e Harmonia: Eis a verdadeira riqueza de uma família:.