Família Animal

Família Animal
Paz e Harmonia: eis a verdadeira riqueza de um família

Bem Vindos Amigos!!!!

Olá.... Neste blog vou mostrar um pouco das coisas de que gosto, espero que gostem também!!!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Animais-Anta

ANTA: Maior mamífero terrestre da fauna brasileira, a anta atinge até 2 metros de comprimento e mais de 1 metro de altura, chegando a pesar 300 quiligramas.

Nome científico:  Tapirus terrrestres;
Reino: Animália;
Filo: Chordata;
Subfilo:
Classe: Mammalia;
Ordem: Perissodactyla;
Família: Tapirídeo (Tapiridae);
Nome popular: Anta;
Nome em inglês: Tapir
Causa de extinção: Devido a caça furtiva para o consumo de carne e gordura.

Alimentação: As antas comem frutas silvestres, raízes e também sementes e folhas novas.

Reprodução: Sexuadamente- existem seres vivos como a anta que se reproduzem por meio da união de células especializadas, denominadas gametas. A união das gametas resulta em uma nova célula, a célula-ovo, que irá se desenvolvere formar um novo ser vivo. Após uma gestação que dura entre 390 e 400 dias, nasce um filhote com o pêlo cheio de manchas e riscos brancos.


Animais-Joaninha

JOANINHA: É um inseto que possue 6 patas, 2 antenas e 4 asas. Possue corpo dividido em cabeça, tórax e abdomêm.

Nome científico- Concinella septempunctata
Reino-Animália
Filo-Arthropoda
Subfilo-Hexapoda
Classe-Insecta
Ordem-Coleoptera
Família-Coccinellidae
Nome Popular-Joaninha
Nome em Inglês-Ladybug

Alimentação: A joaninha se alimenta de insetos menores que ela, e também por néctar e pólem das flores. O que elas mais gostam de comer são os pulgões, uns animais que podem comer plantações inteirinhas!

Defesa: O corpo da joaninha é uma forma de defesa contra seus predadores. Cores vibrantes como vermelho, amarelo, laranja indicam que pode ter gosto ruim ou até pode ter veneno. Quando uma joaninha sente perigo, fica de barriga para cima e solta um líquido de cheiro nada agradável.

Reprodução: A fecundação é interna e pode ocorrer diversas vezes ao ano. Em cada ciclo reprodutivo, a fêmea pode colocar de 10 a mais de 1.000 ovos. Antes da postura, a joaninha procura um local adequado para a eclosão dos ovos, geralmente depositando-os de forma agrupada, sobre folhas ou caules de plantas, e próximos a fontes de alimento.

Crescimento: Da sua eclosão até atingir a forma adulta, as joaninhas sofrem a chamada metamorfose completa, ou seja, passam pelos estágios de larva e pupa. Por isso, seu desenvolvimento é classificado como holometábolo (do grego holos, total, e metáboles, transformação).

Tempo de vida: A joaninha pode viver de 3 à 9 meses.

Curiosidades: -Da sua eclosão até atingir a forma adulta, a joaninha sofrem a chamada metamorfose completa, passam pelos estágios de ovo, larva, pupa, adulto;

                       - Este pequeno inseto também já foi estrela do filme: A Vida de Inseto.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pra quando bate aquela fome!

     No dia a dia agitado, temos que lidar com vários compromissos e ficamos fora de casa a maior parte do tempo. Quando bate aquela fome entre uma refeição e outra, a tendência é secumbir a lanches muito calóricos e de baixo teor nutritivo. Algumas atitudes podem ajudar a não cair nessas armadilhas.
     A primeira delas é se consientizar de que sua alimentação interfere na saúde, qualidade de vida e até no humor. Passar mais de 3h sem comer pode acarretar problemas como o mau hálito e dificuldade na digestão.O recomendável é fazer 5 refeições diárias. Ouseja, ingerir algo entre o café daa manhã, o almoço e o jantar.
     Uma alimentação equilibrada precisa ter as seguintes proporções de alimentos ao dia: de 50 a 60% de carboidratos, de 10 a 20% de proteínas e de 20 a 30% de lípidios.Se precisar mudar hábitos, faça transformações gradualmente, pois o organismo precisa de um tempo para se  adatar. Procure ajuda de um profissional capacitado a fazer uma dieta de acordo com o seu perfil. Vale a pena estar atento à alimentação, você se sentirá mais disposto e rivigorado.

FRUTAS- As frutas também são aliadas e , como estamos num país tropical, temos uma infinidade delas à escolha. Basta optar por aquelas que são fáceis de carregar como a maçã, banana, pera ou outras que você encontre em sua região. O importante é consumi-las bem frescas, quando ainda estão com todos os nutrientes. Outro ponto é ingerir 2 frutas diferentes ao dia, pois isso diversifica os tipos de vitaminas e minerais.


SUCOS- A ingestão de líquidos também precisa ser cuidada, especialmente para quem trabalha em lugares fechados e com ar condicionado, o que deixa o ambiente mais seco. O ideal é beber pelo menos 2 litros d'água por dia, quem faz isso logo percebe melhorias na parte respiratória, na pele e na digestão. Para os que acham difícil beber água durante o dia, uma alternativa são os sucos de frutas, sempre dando referência aos não industrializados.



CEREAIS- As barrinhas de cereais são uma boa pedida, de preferência as light que contêm menos açúcar e gordura. Para os que torcem o nariz para elas, as castanhas podem cair bem, pois contêm fibra, proteína, cálcio, ferro, potássio e zinco, entre outros nutrientes.




IOGURTES- Os iogurtes são uma opção saudável, prática e nutritiva. Além de boa quantidade de cálcio, eles possuem fósforo, potássio, magnésio, zinco e iodo. Também são ótimos para irregular a flora intestinal.



(AUTORA: DRA. DAPHNE BRAGA-MÉDICA DO TRABALHO DA OI)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Poesias-Porto Alegre

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul;
Onde pássaros voam;
Num lindo céu azul;
A criançada brinca na praça;
No parcão;
O pessoal toma chimarrão.

Carros andam;
Em todo belo dia;
E nas noites de luar;
A cidade;
Não pode parar;
Em bares e restaurantes;
Todos vão passear.




(AUTOR: ISADORA PAZ OLIVEIRA DOS SANTOS)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dia das mães-Quando você achou que eu não estava olhando...

...Eu vi você pendurar meu primeiro desenho
na porta da geladeira,
e imediatamente, quis fazer outro desenho...

...Quando você achou que eu não estava olhando,
eu vi você alimentando um gato perdido,
e aprendi que é muito bom tratar bem os animais...

...Quando você achou que eu não estava olhando,
eu vi lágrimas em seus olhos,
e eu aprendi que, às vezes, coisas nos machucam
mas que é permitido chorar...

...Quando você achou que eu não estava olhando,
eu vi você fazendo meu bolo favorito,
e aprendi que pequenos gestos podem ser
muito especiais na vida das pessoas...

...Quando você pensou que eu não estava olhando,
eu vi você rezando e eu soube que existe um Deus,
com quem eu podia conversar sempre,
e aprendi a confiar neste Deus...

...Quando você achou que eu não estava olhando,
eu senti o seu beijo de boa noite.
Senti-me amado e protegido.Eu vi você fazendo comida,
e levando para uma amiga que estava doente.
Eu aprendi que todos nós devemos
nos ajudar e cuidar dos outros...

...Quando você achou que eu não estava olhando,
eu vi você cuidar da nossa casa e de todos que moram nela,
e eu aprendi que temos que cuidar de tudo que nos foi dado...

...Eu aprendi, como uma das maiores lições de vida,
que eu precisava aprender com você
a ser uma pessoa boa e produtiva quando crescesse...

...Quando você achou que eu não estava olhando,
eu olhei para você e quis dizer:
"Obrigada por todas as coisas que eu vi quando você
pensou que eu não estava olhando".
OBRIGADA MÃE! FELIZ DIA DAS MÃES!

(autor desconhecido)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Animais de estimação para as crianças

Um estudo realizado pela Universidade Loyola, em Chicago, mostrou os benefícios dos animais nos hospitais. Os investigadores afirmam que acariciar um cachorro pode ajudar pacientes internados a reduzir pela metade a quantidade de analgésicos que precisam tomar.

Cientistas norte-americanos já haviam revelado também que ter um animal é um ótimo aliado contra o estresse. Os donos dos bichos que participaram do estudo tinham a frequência cardíaca e a pressão arterial significativamente mais baixa se comparados com aqueles que não tinham um animal de estimação.

O mascote, sobretudo o cachorro, faz ainda com que a criança exercite sua autoridade num mundo de "adultos-juízes", que arbitram sobre a vida dela o tempo todo. "Com o animal, ela terá a oportunidade de ser o juiz, mandar e desmandar. Além disso, expõe para a criança o significado de preservação à vida e de limite à dor", diz a pediatra Sandra Oliveira Campos.

Cachorros, gatos, passarinhos, peixes, ratos e até ursos são figuras constantes no universo dos pequenos. Estão no abajur do quarto, no border do papel de parede. São heróis em filmes e em livros infantis. Essa relação é fomentada, criada, incentivada porque, acima de tudo, traz bem-estar. Estudos mostram que o contato com animais ativa áreas do cérebro relacionadas com as emoções. Não é por outro motivo senão a sensação de bem-estar, físico e mental, que terapeutas lançaram mão da terapia com animais para tratar crianças hospitalizadas ou com deficiências mentais. "É um excelente treino para a afetividade", diz Sandra.


As melhores raças para as crianças
O bicho escolhido pelo seu filho foi um cachorro? Escolher nem sempre é fácil. Com mais de 20 anos de experiência em clínica, a veterinária Maria Inês Ferreira nos ajudou a compor uma tabela com as 16 raças mais indicadas para viver com crianças, dentre as 400 disponíveis no Brasil.
Há sempre a necessidade de supervisão de um adulto nas brincadeiras, pois o cão pode ter um desvio de comportamento, dependendo de como elas acontecem. Se a criança o chatear, ele pode ficar agressivo. Quem quiser saber sobre outras raças pode acessar o site http://www.kennelclub.com.br. Confira, nas páginas seguintes, as raças para você escolher aquela que cabe na sua casa.